Ouvindo...

Zagueiro campeão do mundo pela Alemanha anuncia aposentadoria

Atleta foi peça importante para títulos do Bayern de Munique na década passada

Jérôme Boateng com todos os troféus conquistados pelo Bayern de Munique

Jérôme Boateng, campeão mundial com a Alemanha em 2014 e multicampeão pelo Bayern de Munique, anunciou oficialmente sua aposentadoria do futebol. Aos 37 anos, o zagueiro comunicou a decisão por meio de um vídeo publicado em suas redes sociais.

Após uma década defendendo o Bayern, clube em que se consolidou como um dos maiores defensores de sua geração, Boateng encerrou a carreira atuando pelo LASK Linz, da Áustria. Antes disso, passou pelo Lyon, da França, e pelo Salernitana, da Itália.

No vídeo em que se despede, Boateng afirmou:

“Família, amigos, fãs, chegou a hora. Preciso contar uma coisa para vocês. O futebol me deu tanto, agora é hora de seguir em frente, não porque preciso, mas porque estou pronto.”

A trajetória de Boateng

Revelado pelo Hertha Berlim em 2005, Boateng logo chamou atenção e foi contratado pelo Hamburgo, onde atuou por três temporadas. Em seguida, transferiu-se para o Manchester City, mas sua passagem pela Inglaterra foi breve. Em 2011, desembarcou em Munique para defender o Bayern, clube no qual se tornaria peça fundamental por dez anos.

Pelo time bávaro, conquistou nove títulos da Bundesliga, duas Ligas dos Campeões, duas Supercopas da Uefa e dois Mundiais de Clubes. No total da carreira, disputou 667 partidas, marcou 14 gols e distribuiu 41 assistências.

Além do sucesso nos clubes, Boateng fez história com a seleção alemã, sendo titular na campanha vitoriosa da Copa do Mundo de 2014, no Brasil.

Leia também

Igor Varejano é jornalista formado pela UFOP. Tem experiência em esportes e cidades no rádio e em portais. Colaborou com Agência Primaz, Jornal Geraes e Rádio Real. Atualmente é repórter do Itatiaia Esporte.