Entidade máxima do futebol, a FIFA atualizou, nesta segunda-feira (19), o ranking mundial de seleções após a decisão da Copa Africana de Nações, disputada entre Senegal e Marrocos no último domingo (18).
Com a conquista histórica, a seleção senegalesa subiu sete posições e alcançou a melhor colocação de sua história no ranking da FIFA, ocupando o 12º lugar.
Já a seleção marroquina avançou três posições e chegou ao 8º lugar da lista, o melhor índice atingido pela equipe desde 1998.
As sete primeiras posições do ranking de seleções da FIFA permaneceram inalteradas.
Ranking de seleções da FIFA atualizado (19/01/2025):
- Espanha
- Argentina
- França
- Inglaterra
- Brasil
- Portugal
- Holanda
- Marrocos
- Bélgica
- Alemanha
- Croácia
- Senegal
Marrocos e Senegal
Apesar do vice-campeonato da Copa Africana de Nações, Marrocos segue como uma das seleções que chegam em alta para a Copa do Mundo de 2026. Na última edição do Mundial, em 2022, a equipe africana chegou até a semifinal, mas acabou sendo derrotada pela França.
Para o Mundial do ano que vem, a seleção marroquina está no Grupo C. Na chave, estão Brasil, Escócia e Haiti.
Por sua vez, Senegal chegou até as oitavas de final na última Copa do Mundo. Na ocasião, a equipe acabou sendo derrotada pela Inglaterra. O time de Sadio Mané também se credencia como uma das potências do futebol africano na atualidade.
Em 2026, a Seleção Senegalesa está no Grupo I, ao lado de França, Noruega e uma seleção da repescagem intercontinental (Bolívia, Suriname ou Iraque).