Ouvindo...

Com gol no fim, Flamengo vence Racing e abre vantagem na semifinal da Libertadores

Em jogo tenso no Maracanã, no Rio de Janeiro, Carrascal garante vitória rubro-negra

Carrascal marcou no fim e garantiu a vitória do Flamengo sobre o Racing

Foi com emoção até o fim, mas o Flamengo deu um passo importante para disputar a final da Libertadores de 2025. Nesta quarta (22), o Rubro-Negro venceu o Racing-ARG por 1 a 0 no primeiro jogo da semifinal. O gol da vitória no Maracanã saiu aos 43 minutos da segunda etapa. Jorge Carrascal, surpresa na escalação, foi o herói da noite.

Com o resultado, o time de Filipe Luís jogará por um empate no El Cilindro. A equipe argentina precisa vencer por dois ou mais gols de diferença para não depender nos pênaltis. A partida de volta, em Buenos Aires, será na próxima quarta-feira (29).

Palmeiras e LDU-EQU estão do outro lado da chave. A ida, em Quito, é nesta quinta (23).

Leia também

Nada de gols no primeiro tempo

O Flamengo entrou em campo com duas novidades. Na defesa, Danilo substituiu Léo Ortiz. No ataque, Carrascal ganhou a vaga de Samuel Lino. Aberto pela esquerda, o colombiano criou boas oportunidades, mas pecou na hora do passe final e da finalização.

Alternando momentos de pressão alta e baixa, o Racing dificultou a criação, mas o Rubro-Negro teve maior volume. Arrascaeta acertou a trave, mas o árbitro marcou mão de Varela no lance. Nos acréscimos, Pedro teve duas chances, mas não balançou a rede.

Sem medo de abusar da bola longa, os argentinos também chegaram à área adversária. Aos 33, Almendra cobrou escanteio e o desvio de Solari, na primeira trave, tinha endereço. Rossi, pouco exigido até então, fez defesa importante e evitou o gol rival.

Flamengo x Racing: Carrascal foi a novidade entre os titulares de Filipe Luís

Segundo tempo

Com o jogo travado após o intervalo, Ayrton Lucas e Plata entraram aos 10 minutos.

Aos 11 minutos, quem assustou foi o Racing. Em escanteio na segunda trave, Sosa marcou de cabeça, mas o árbitro parou o lance por falta do meia argentino em Carrascal.

Arrascaeta respondeu pouco depois. Em jogada individual, o camisa 10 limpou a marcação e finalizou forte da entrada da área. O goleiro Cambeses fez ótima defesa.

À medida que os minutos passaram, a tensão aumentou no Maracanã. Aos 25, Filipe Luís sacou Arrascaeta e Pedro, com dores, para as entradas de Lino e Bruno Henrique.

Flamengo x Racing: Arrascaeta disputa a posse de bola no Maracanã

Cambeses incrível!

Aos 32 minutos, o goleiro argentino fez a defesa do jogo. Plata fez jogada pela direita, a bola ficou viva na área e ofereceu-se para Lino, próximo da marca do pênalti.

O camisa 16 encheu o pé, mas não colocou direção. Cambeses se esticou e defendeu.

Aos 35, o Maracanã veio abaixo quando Pulgar colocou a bola na cabeça de Lino, que tirou com maestria de Cambeses. O atacante, contudo, estava impedido.

Carrascal garante a vitória!

O gol da vitória saiu aos 43 minutos. Carrascal, novidade de Filipe Luís para a partida, iniciou a jogada e, após rebote de finalização de Bruno Henrique, chutou. A bola ainda desviou em Rojo, entrando lentamente no gol do Racing: 1 a 0 e vitória do Flamengo!

Flamengo 1 x 0 Racing

Flamengo

Rossi; Varela (Royal), Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro (Ayrton Lucas); Erick Pulgar, Jorginho e Arrascaeta (Lino); Luiz Araújo (Plata), Carrascal e Pedro (Bruno Henrique). Técnico: Filipe Luís.

Racing

Cambeses; Martirena, Colombo, Marcos Rojo e Gabriel Rojas (Mura); Sosa, Zuculini e Almendra (Nardoni); Solari, Conechny e Adrián Martínez. Técnico: Gustavo Costas.

  • Gols: Jorge Carrascal (43'/2ºT)
  • Cartão amarelo: Ayrton Lucas (FLA); Sosa e Zuculini (RAC)
  • Cartão vermelho: Não houve.
  • Renda e público: 71.378 presentes / 65.704 pagantes / R$ 9.714.891,25
  • Motivo: Jogo de ida da semifinal da Libertadores
  • Data e hora: 22 de outubro de 2025, às 21h30 (de Brasília)
  • Árbitro: Jesús Valenzuela (VEN)
  • Assistentes: Jorge Urrego (VEN) e Tulio Moreno (VEN)
  • Árbitro de vídeo: Carlos Orbe (EQU)
Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.