Botafogo vence o Universitario-PER e embola chave da Libertadores
Glorioso conquista primeiros pontos na chave e está vivo na disputa pela vaga nas oitavas de final da Libertadores

Está tudo aberto no Grupo D da Libertadores. Nesta quarta (24), no Nilton Santos, o Botafogo venceu o Universitario-PER por 3 a 1, com gols de Eduardo, duas vezes, e Luiz Henrique. Olivares descontou para os peruanos. Uma vitória fundamental para manter o Glorioso na disputa da vaga no mata-mata após duas derrotas nas duas primeiras rodadas da Copa.
O resultado em casa não tira o Botafogo da lanterna, com três pontos, mas embola a chave. O Junior Barranquilla-COL lidera, com cinco, seguido por LDU-EQU e Universitario, ambos com quatro.
Na próxima rodada, em 8 de maio, o Glorioso volta a atuar no Estádio Nilton Santos, contra a LDU. Confira a agenda de jogos da Copa.
Agora, o Botafogo volta as atenções para o Brasileirão. No domingo (28), enfrenta o Flamengo, no Maracanã, pela quarta rodada. Confira a classificação completa aqui.
Tiquinho Soares sente no início
A novidade na escalação de Artur Jorge foi a presença de John entre os titulares, mas, logo no início da partida, o técnico precisou lidar com outro problema.
Botafogo com dificuldades
Pela necessidade do resultado, o Botafogo manteve a iniciativa e o domínio das ações. Aos 12, Júnior Santos chegou a balançar a rede, mas o impedimento foi marcado.
Em busca do encaixe no sistema de Artur Jorge, o Glorioso teve o controle do jogo, mas, apesar da posse, teve muitas dificuldades para progredir no campo de ataque.
Os lances mais agudos foram pela direita, quando Luiz Henrique conseguiu ter espaço para arrancar. Na melhor das chances, aos 35, Savarino obrigou Britos a fazer boa defesa.
Eduardo fura a retranca!
Todo o esforço do Universitario na primeira etapa ruiu na volta do intervalo. Antes dos dois minutos, Júnior Santos invadiu a área e achou Eduardo.
O camisa 33 - aparecendo justamente no lugar de Tiquinho Soares - só empurrou a bola para rede e abriu o placar no Nilton Santos: 1 a 0!
Luiz Henrique marca pela primeira vez
Imediatamente, o Universitario mudou de postura e até ameaçou a meta de John, aos nove, em cabeçada de Riveros. Por outro lado, deu espaço na defesa.
Após desarme de Gregore, Savarino lançou Luiz Henrique, que mostrou categoria para driblar Britos e tocar para o gol vazio: 2 a 0 aos 12!
Na comemoração de seu primeiro gol vestindo a camisa 7 do Botafogo, o atacante atravessou o campo e comemorou com um abraço em Artur Jorge.
Dois gols nos acréscimos!
A partir do 2 a 0, o Botafogo controlou o ritmo e a partida seguiu sem grandes emoções até os acréscimos. Aos 47, Eduardo fez 3 a 0 para o Botafogo.
Aos 49, Olivares invadiu a área e descontou para o Universitario. O gol de honra do time peruano foi o último lance da partida no Nilton Santos!
Botafogo 3 x 1 Universitario
Botafogo
John; Damián Suárez (Mateo Ponte), Halter, Bastos (Barboza) e Hugo; Marlon Freitas (Tchê Tchê), Gregore, Savarino e Luiz Henrique (Óscar Romero); Júnior Santos e Tiquinho Soares (Eduardo) - Técnico: Artur Jorge.
Universitario
Britos; Corzo, Riveros e Marco Saravia; Murrugarra (Concha), Ureña, Pérez Guedes (Celi), Portocarrero e Polo (Ancajima); Édison Flores (Olivares) e Valera (Dorregaray) - Técnico: Fabián Bustos.
Gols: Eduardo (2'/2ºT e 47'/2ºT) e Luiz Henrique (12'/2ºT), do Botafogo; Olivares (49'/2ºT), do Universitario.
Cartão amarelo: John e Hugo (BOT) ; Saravia, Valera, Pérez Guedes e Celi (UNI)
Cartão vermelho: Não houve.
Renda e público: R$ 975.691,50 / 21.782 pagantes / 23.800 presentes
Motivo: Terceira rodada do Grupo D da Libertadores
Data e hora: 24 de abril de 2024, às 19h (de Brasília)
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Jesús Valenzuela (VEN)
Assistentes: Jorge Urrego (VEN) e Alberto Ponte (VEN)
Árbitro de vídeo: Juan Soto (VEN)
Chefe de reportagem e ex-correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.



