A Seleção Italiana terminou na segunda posição do Grupo I das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026 e
Para evitar isso, a Itália precisará vencer os dois jogos da repescagem europeia que disputará. Os possíveis adversários serão conhecidos somente nesta terça-feira (18), ao fim das Eliminatórias Europeias.
A Itália se despediu das Eliminatórias de forma melancólica. No San Siro, em Milão, a Azzurra foi goleada de virada por 4 a 1 pela Noruega, que avançou à Copa como líder do Grupo I.
Agora, para chegar à Copa, a Itália vai precisar vencer um playoff com semifinal e final contra outras três seleções europeias. São 4 playoffs, e apenas o “campeão” de cada um vai se garantir no Mundial.
Ucrânia, Irlanda e Albânia são os outros países garantidos na repescagem via
Tetracampeões querem evitar terceiro vexame consecutivo
Após cair na fase de grupos da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, a Seleção Italiana protagonizou decepções ainda maiores nos anos seguintes.
Em 2018, a Itália também precisou jogar a repescagem do Mundial e caiu diante da Suécia (que já não tinha Ibrahimovic). O torneio na Rússia foi apenas a terceira edição sem a presença dos italianos (junto a 1930 e 1958).
A quarta veio no ciclo seguinte: a Copa do Mundo de 2022, no Catar. Com uma nova campanha ruim nas Eliminatórias, a Azzurra foi para a repescagem e perdeu nas semifinais, para a modesta Macedônia do Norte.
Se não vencer a repescagem, a Itália ficará fora do terceiro mundial consecutivo, superando o atual recorde negativo de duas edições seguidas. Nenhum país campeão mundial ficou fora de três Copas em sequência.
Com colaboração de Luccas Melo