Veja cenário que evitará que campeã mundial fique fora da Copa pela 3ª vez seguida

Seleção Italiana terá que disputar repescagem europeia para garantir vaga no Mundial de 2026

Time da Itália que foi goleado por 4 a 1 pela Noruega nas Eliminatórias para a Copa de 2026

A Seleção Italiana terminou na segunda posição do Grupo I das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026 e não conseguiu a vaga direta no Mundial. Com isso, a tetracampeã mundial corre risco de não disputar a principal competição do planeta pela terceira vez seguida.

Para evitar isso, a Itália precisará vencer os dois jogos da repescagem europeia que disputará. Os possíveis adversários serão conhecidos somente nesta terça-feira (18), ao fim das Eliminatórias Europeias.

A Itália se despediu das Eliminatórias de forma melancólica. No San Siro, em Milão, a Azzurra foi goleada de virada por 4 a 1 pela Noruega, que avançou à Copa como líder do Grupo I.

Agora, para chegar à Copa, a Itália vai precisar vencer um playoff com semifinal e final contra outras três seleções europeias. São 4 playoffs, e apenas o “campeão” de cada um vai se garantir no Mundial.

Leia também

Ucrânia, Irlanda e Albânia são os outros países garantidos na repescagem via Eliminatórias. O chaveamento ainda será definido por sorteio.

Tetracampeões querem evitar terceiro vexame consecutivo

Após cair na fase de grupos da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, a Seleção Italiana protagonizou decepções ainda maiores nos anos seguintes.

Em 2018, a Itália também precisou jogar a repescagem do Mundial e caiu diante da Suécia (que já não tinha Ibrahimovic). O torneio na Rússia foi apenas a terceira edição sem a presença dos italianos (junto a 1930 e 1958).

A quarta veio no ciclo seguinte: a Copa do Mundo de 2022, no Catar. Com uma nova campanha ruim nas Eliminatórias, a Azzurra foi para a repescagem e perdeu nas semifinais, para a modesta Macedônia do Norte.

Se não vencer a repescagem, a Itália ficará fora do terceiro mundial consecutivo, superando o atual recorde negativo de duas edições seguidas. Nenhum país campeão mundial ficou fora de três Copas em sequência.

Com colaboração de Luccas Melo

Matheus Muratori é jornalista multimídia com experiência em muitas editorias, mas ama a área esportiva. Faz cobertura de futebol, basquete, vôlei, esportes americanos, olímpicos e e-sports. Tem experiência em jornal impresso, portais de notícias, blogs, redes sociais, vídeos e podcasts.

Ouvindo...