Rayan estreia na Copa do Mundo pela Seleção Brasileira; veja números
Jovem atacante se tornou o quinto mais jovem a vestri a Amarelinha em Mundiais

A vitória do Brasil sobre o Haiti, nesta quinta-feira (19), pela segunda rodada da Copa do Mundo de 2026, marcou também a estreia de Rayan em Copas. Aos 19 anos, o atacante se tornou o quinto jogador mais jovem a vestir a Amarelinha em Mundiais.
Considerado uma das principais promessas do futebol brasileiro nos últimos anos, Rayan entrou em campo aos 40 minutos do primeiro tempo substituindo Raphinha, que saiu lesionado, quando o placar já era de 2 a 0 para o Brasil.
Durante os minutos em que esteve em campo, Rayan registou 28 ações com a bola, sendo 16 passes certos em 18 tentativas (89% de acertos), um passe importante - que resultou na finalização de Douglas Santos -, uma tentativa de drible, uma bola recuperada e duas faltas sofridas, segundo dados da plataforma de estatísticas Sofascore. Rayan terminou com uma nota de 6.5 segundo a plataforma especializada.
Este foi apenas o terceiro jogo de Rayan pela Seleção Brasileira. Anteriormente, o atacante também entrou em campo contra a Croácia e o Panamá em jogos amistosos preparatórios para a Copa. Nessas oportunidades, ele marcou um gol.
Carreira de Rayan
Revelado pelo Vasco em 2023, aos 16 anos, o “cria da Colina” deixou de ser apenas uma promessa do clube carioca para se tornar uma realidade na Premier League.
Em 2025, o atacante disputou 57 jogos pelo Cruzmaltino, anotou 20 gols e distribuiu uma assistência. Tais números despertaram a atenção do futebol internacional. Em janeiro, Rayan se transferiu para o Bournemouth em uma transferência que movimentou 35 milhões de euros (R$ 220,7 milhões na cotação da época) pagos à vista.
No futebol inglês, o jogador teve rápida adaptação. Nos três primeiros jogos pelos Cherries, o atacante anotou dois gols e uma assistência - o que lhe rendeu a primeira convocação para a Seleção Brasileira, em março.
No retorno ao Bournemouth, Rayan manteve o bom desempenho e marcou três gols e uma assistência em cinco partidas após defender a Amarelinha.
Karen Cristina é jornalista em formação e integra a equipe do portal Itatiaia Esporte
