Técnico da Nigéria cita Vodu e se revolta após queda na repescagem africana

Seleção Nigeriana acabou eliminada das Eliminatórias Africanas da Copa do Mundo após perder, por 4 a 3, nas penalidades

Eric Chelle, técnico da Seleção Nigeriana

Um fato inusitado motivou a fúria de Eric Chelle, técnico da Seleção Nigeriana, durante partida contra a República Democrática do Congo, pela repescagem das Eliminatórias Africanas para a Copa do Mundo de 2026.

Ele se revoltou durante a disputa por pênaltis e, após o jogo, disse que o motivo da revolta foi que os jogadores do Congo praticavam Vodu durante o momento na marca da cal.

“Durante toda cobrança de pênaltis, um cara da República Democrática do Congo fez algum vodu toda hora, toda hora. Por isso fiquei nervoso com ele. (...) Não sei se vi ele jogando água ou algo do tipo”, disse Eric, em entrevista coletiva, após o apito final.

O Vodu é definido uma prática religiosa de matriz africana que se baseia no louvor de seres espirituais para obtenção de resultados, sejam carnais ou não. No entanto, muitas vezes, a religião é associada a coisas não divinas.

Dentro de campo

Em campo, em jogo único pela repescagem das Eliminatórias Africanas, Nigéria e Congo empataram em 1 a 1 no tempo regulamentar. Nos pênaltis, a Seleção Congolesa venceu por 4 a 3 e conquistou vaga para uma repescagem mundial, a ser disputada em março do próximo ano.

Leia também

Jornalista pela PUC Minas, Filipe Sodré é repórter multimídia no portal Itatiaia Esporte. Antes, passou por LANCE! e Esporte News Mundo. Tem experiência na cobertura esportiva diária, além de vídeos e podcasts.

Ouvindo...