A República Democrática do Congo garantiu vaga na repescagem mundial para a Copa do Mundo de 2026. Os Leopardos venceram a Nigéria nos pênaltis após empate em 1 a 1 no tempo normal pelas Eliminatórias, neste domingo (16), no Estádio Moulay Hassan, no Marrocos.
Com o resultado, os congoleses irão representar o continente africano na competição classificatória para a próxima Copa. Eles se tornaram a terceira seleção a carimbar vaga para a disputa da repescagem, se juntando à Bolívia e Nova Caledônia.
O adversário, no entanto, ainda não está definido. Isso porque ainda restam duas vagas a serem preenchidas para a América do Norte e Central e uma para a Ásia. A competição será realizada em março de 2026.
O jogo
Os nigerianos levaram apenas três minutos para abrirem o placar no Marrocos. Após cruzamento na área e corte da defesa, Onyeka apareceu na meia-lua para finalizar de primeira. O camisa 8 ainda contou com um desvio na zaga para matar tirar o goleiro da jogada.
Os congoleses responderam com Elia aos 31 minutos. O ponta-direita iniciou a jogada no meio de campo, passou para Bakambu e se dirigiu em direção à área. Ele recebeu cruzamento do centroavante e finalizou no canto para deixar tudo igual no placar.
A disputa seguiu para os pênaltis. Nas cobranças, pouca inspiração dos batedores. Os três primeiros cobradores desperdiçaram as batidas. A disputa seguiu para as cobranças alternadas e no sétimo pênalti, Mbemba marcou e garantiu o triunfo do Congo.
Seleções africanas garantidas na Copa do Mundo
Vale destacar que nove seleções da África garantiram vaga direta para o Mundial. São elas: Egito, Senegal, África do Sul, Cabo Verde, Marrocos, Costa do Marfim, Argélia, Tunísia e Gana.