Bélgica e Cazaquistão empataram em 1 a 1, neste sábado (15), na Astana Arena, em Astana, no Cazaquistão, pelas Eliminatórias da Europa.
Com o resultado, a Bélgica perdeu a chance de conquistar uma vaga adiantada na Copa do Mundo de 2026. Caso tivesse vencido o jogo, os belgas estariam garantidos no Mundial do próximo ano.
O Cazaquistão abriu o placar logo aos nove minutos de jogo. Dastan Satpayev roubou a bola no campo da Bélgica em uma falha da defesa. Ele conduziu até a área e acertou um chute preciso no canto esquerdo do gol.
O primeiro tempo seguiu sem muitas emoções. As equipes foram para o intervalo com uma vitória parcial da equipe cazaque.
Logo no início do segundo tempo, aos três minutos, a Belgica igualou o placar. O capitão Hans Vanaken aproveitou um cruzamento de Timothy Castagne pela direita e cabeceou para dentro do gol.
Aos 32 minutos do segundo tempo, Islam Chesnokov, do Cazaquistão, recebeu cartão vermelho após uma falta em Doku.
O VAR recomendou a revisão do lance. Após ir ao monitor, o árbitro da partida manteve a decisão da expulsão.
Apesar dos esforços até o último minuto de jogo, a Bélgica não conseguiu aproveitar tempo com um jogador a mais e a partida terminou empatada.
Os belgas entram em campo novamente na terça-feira (18), às 16h45 (de Brasília), contra o lanterna do Grupo J, Liechtenstein. Líder do Grupo, a Bélgica precisa de uma vitória para se classificar para a Copa.
Já o Cazaquistão enfrenta as Ilhas Faroé, também na terça, às 14h (de Brasília).