À medida que a Copa do Mundo se aproxima, jogadores de diferentes gerações tentam eternizar seus nomes nos gramados do maior evento do futebol mundial. Entre todos que ja passaram no gramado do maior evento esportivo do planeta, um alemão ocupa um lugar exclusivo: Miroslav Klose é o maior artilheiro da história das Copas do Mundo, com 16 gols marcados.
Nascido em 9 de junho de 1978, na Polônia, Miroslav Josef Klose construiu sua carreira defendendo a seleção da Alemanha, país pelo qual se naturalizou e se tornou um dos maiores símbolos do futebol nacional. Centroavante, Klose destacou-se pelo posicionamento certeiro, precisão nas finalizações e eficiência no jogo aéreo.
Gol a gol
Klose disputou quatro Copas do Mundo - 2002, 2006, 2010 e 2014 - e marcou gols em todas, algo raro na competição.
Na Copa do Mundo de 2002, disputada na Coreia do Sul e no Japão, Klose chamou a atenção logo em sua primeira participação no torneio. Marcou cinco gols e foi peça-chave na campanha que levou a Alemanha até a final. A equipe foi vice-campeã após perder o título para o Brasil, após uma derrota por 2 a 0 na decisão.
Quatro anos depois, em 2006, jogando em casa, o atacante repetiu a marca de cinco gols. Apesar da boa campanha alemã, a seleção foi eliminada na semifinal pela Itália, futura campeã. Ainda assim, Klose terminou o Mundial como artilheiro daquela edição.
Na Copa de 2010, na África do Sul, a Alemanha voltou a figurar entre as principais seleções do torneio e terminou com o terceiro lugar. Klose marcou quatro gols, aproximando-se cada vez mais do recorde histórico que pertencia ao brasileiro Ronaldo.
Gol do recorde
O momento definitivo veio em 2014, no Brasil. Já veterano, Klose entrou no Mundial precisando de apenas um gol para se igualar Ronaldo como o maior artilheiro das Copas. O feito aconteceu ainda na fase de grupos, no empate por 2 a 2 com Gana.
O momento histórico aconteceria algumas partidas depois e de forma simbólica. Na histórica semifinal contra o Brasil, vencida pela Alemanha por 7 a 1, Klose marcou o segundo gol da partida e chegou aos 16 gols, superando Ronaldo Fenômeno.
Aquela Copa terminou com a Alemanha campeã, após vitória por 1 a 0 sobre a Argentina na final, e marcou a despedida de Klose dos Mundiais.
Klose comemora gol no 7 x 1 da Alemanha sobre o Brasil
Recorde difícil de alcançar
Atrás de Klose aparecem dois gigantes da história do futebol: Ronaldo Fenômeno, com 15 gols, e Gerd Müller, também alemão, com 14.
Todos os gols de Klose em Copas de Mundo:
Copa do Mundo de 2002
- Alemanha 8 x 0 Arábia Saudita - 3 gols
- Alemanha 1 x 1 Irlanda - 1 gol
- Camarões 0 x 2 Alemanha - 1 gol
Copa do Mundo de 2006
- Alemanha 4 x 2 Costa Rica - 2 gols
- Equador 0 x 3 Alemanha - 2 gols
- Alemanha 1 x 1 Argentina (quartas de final) - 1 gol
Copa do Mundo de 2010
- Alemanha 4 x 0 Austrália - 1 gol
- Alemanha 4 x 1 Inglaterra (oitavas de final) - 1 gol
- Argentina 0 x 4 Alemanha (quartas de final) - 2 gols
Copa do Mundo de 2014
- Alemanha 2 x 2 Gana - 1 gol
- Brasil 1 x 7 Alemanha (semifinal) - 1 gol