Copa do Mundo: qual título do Brasil teve mais jogadores de Atlético e Cruzeiro?

Levantamento da Itatiaia desvenda qual clube mineiro mais se fez presente em títulos mundiais do Brasil

Tricampenato mundial do Brasil, em 1970, contou com jogadores de Atlético e Cruzeiro

Os títulos mundiais da Seleção Brasileira carregam histórias marcantes, personagens inesquecíveis e elencos que atravessaram gerações.

Entre esses protagonistas, clubes mineiros tiveram papel relevante em algumas das conquistas do Brasil.

Ao longo das cinco Copas do Mundo vencidas pela Seleção (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002), Atlético e Cruzeiro cederam jogadores que integraram elencos campeões.

Mas, afinal, em qual título do Brasil houve mais jogadores de clubes mineiros convocados? A seguir, a Itatiaia responde.

Copa do Mundo de 1970 lidera entre os títulos

Entre todas as conquistas brasileiras, a Copa do Mundo de 1970, disputada no México, foi a edição com maior número de jogadores de clubes mineiros no elenco campeão.

Ao todo, quatro atletas que atuavam por Atlético e Cruzeiro integraram a Seleção tricampeã mundial, número que não mais foi repetido em outras campanhas vitoriosas.

Além da quantidade, o Mundial de 1970 também marcou forte protagonismo de Minas Gerais, com dois jogadores titulares (Piazza e Tostão).

Jogadores de clubes mineiros no título de 1970

Cruzeiro

  • Wilson Piazza (zagueiro)
  • Fontana (zagueiro)
  • Tostão (meia-atacante)

Atlético

  • Dadá Maravilha (atacante)

Na campanha histórica comandada por Zagallo, Tostão e Piazza foram titulares absolutos, sendo pilares da equipe que é considerada por muitos como a maior Seleção de todos os tempos.

Dadá Maravilha, por sua vez, integrou o elenco campeão como reserva da lendária linha de ataque formada por Jairzinho, Tostão e Pelé.

Com quatro atletas, 1970 representa o auge da participação mineira em títulos mundiais do Brasil.

Fontana (5º em pé), Piazza e Tostão (3º e 6º ajoelhados) foram campeões mundiais em 1970

Outros títulos com presença de clubes mineiros

Apesar de não repetirem o número de 1970, outras conquistas brasileiras também contaram com representantes de Atlético e Cruzeiro.

Copa do Mundo de 1994

  • Cruzeiro: Ronaldo (atacante)

Na conquista do tetracampeonato, nos Estados Unidos, o Cruzeiro teve como representante o jovem Ronaldo, então com apenas 17 anos.

Embora não tenha entrado em campo, o atacante viveu o ambiente do título enquanto atuava pela Raposa, encerrando um jejum de 24 anos sem conquistas mundiais da Seleção Brasileira.

Copa do Mundo de 2002

  • Atlético: Gilberto Silva (volante)
  • Cruzeiro: Edílson Capetinha (atacante)

Na campanha do pentacampeonato, Minas Gerais voltou a ter dois representantes no elenco campeão.

Gilberto Silva foi titular absoluto da equipe de Luiz Felipe Scolari e um dos pilares do meio-campo brasileiro, desempenho que o levou a ser contratado pelo Arsenal logo após o torneio.

Edílson, que defendia o Cruzeiro naquele ano, integrou o grupo campeão e chegou a atuar como titular na semifinal contra a Turquia, em razão da suspensão de Ronaldinho Gaúcho, nas quartas de final, contra a Inglaterra.

Títulos do Brasil com jogadores de clubes mineiros

A seguir, a Itatiaia esmiuça quais foram os títulos do Brasil que contaram com a participação de jogadores de Atlético e Cruzeiro.

Como supracitado, a Copa do Mundo de 1970 se consolida como o título em que os clubes mineiros tiveram maior representatividade na história da Seleção Brasileira campeã do mundo.

  • 1970: quatro jogadores (Dadá, Piazza, Fontana e Tostão)
  • 1994: um jogador (Ronaldo)
  • 2002: dois jogadores (Gilberto Silva e Edílson)
Leia também

Repórter em formação com experiência em coberturas locais e interestaduais, com atuação em diferentes frentes do jornalismo. Apaixonado por esportes, especialmente futebol, acompanha o cenário nacional e internacional, com foco em contexto, informação e curiosidades do jogo. Acumula passagem por No Ataque e Estado de Minas.

Ouvindo...