A Copa do Mundo 2026 começa no dia 11 de junho de 2026. A partir dessa data, torcedores vão notar algo curioso: muitos dos estádios usados como sedes não serão chamados pelos nomes que todos conhecem. O motivo por trás dessa “mudança de nome” temporária está nas regras de patrocínio e marketing da Fifa.
A Fifa proíbe o uso de nomes de estádios vinculados a patrocinadores corporativos que não são parceiros oficiais do Mundial. Isso faz parte da sua política de proteger os pacotes de patrocínio da competição e garantir que apenas as marcas que pagaram por direitos exclusivos tenham exposição durante o torneio.
Permitir que uma arena com nome comercial não oficialmente associado ao Mundial ganhe visibilidade gratuita poderia ser visto como “marketing de emboscada”, e isso diminuiria o valor dos acordos comerciais que garantem centenas de milhões de dólares em receitas para a entidade.
Por isso, durante as semanas em que a Copa do Mundo estiver em disputa, grande parte dos estádios em Estados Unidos, Canadá e México vão usar nomes temporários, normalmente baseados na cidade ou região onde estão localizados. Isso vale tanto para uso nos sistemas de transmissão da Fifa, quanto em toda a comunicação oficial do torneio, desde painéis de partida até material promocional e mapas de jogos.
Essa é uma prática já vista em outros grandes eventos esportivos de grande audiência, como as Olimpíadas, onde o uso de nomes de patrocinadores de estádios também é limitado ou substituído por nomes neutros.
Veja os estádios que ‘mudarão de nome’ na Copa do Mundo de 2026:
Estados Unidos
- Mercedes-Benz Stadium > Atlanta Stadium
- Gillette Stadium > Boston Stadium
- AT&T Stadium > Dallas Stadium
- Lincoln Financial Field > Philadelphia Stadium
- NRG Stadium > Houston Stadium
- GEHA Field at Arrowhead Stadium > Kansas City Stadium
- SoFi Stadium > Los Angeles Stadium
- Hard Rock Stadium > Miami Stadium
- MetLife Stadium > New York New Jersey Stadium
- Levi’s Stadium > San Francisco Bay Area Stadium
- Lumen Field > Seattle Stadium
Canadá
- BMO Field > Toronto Stadium.
- BC Place – mantém nome.
México
- Estadio Azteca – mantém nome.
- Estadio Akron > Estádio Guadalajara.
- Estadio BBVA > Estádio Monterrey.