Campeão do mundo, Gilberto Silva comenta sobre expectativas para Copa e Neymar
Gilberto Silva venceu a Copa do Mundo de 2002 com a Seleção Brasileira, na Coreia do Sul e no Japão

Campeão da Copa do Mundo de 2002 com a Seleção Brasileira, o ex-jogador Gilberto Silva marcou presença nesta quarta-feira (20) na Itatiaia e comentou sobre as expectativas a respeito do Mundial de 2026. O ex-volante também falou sobre o pós-carreira e se convocaria o atacante Neymar, grande assunto da lista deste ano.
Durante participação no Chamada Geral, programa da Itatiaia, Gilberto Silva falou em tópicos sobre os determinados assuntos. Veja, abaixo:
- Como está o Gilberto Silva no pós-carreira?
“Bom, eu atuo em frente diferentes. Com o Arsenal, como embaixador da Fifa. Agora, para a Copa do Mundo, vou estar com um grupo de trabalho da Fifa, um grupo técnico fazendo análise dos jogos. Eu fiz o ano passado esse mesmo tipo de trabalho, onde a gente analisa os jogos, seja no estádio, dentro de estúdio, e aí a gente cria um material que a Fifa disponibiliza para quem quer acompanhar essa análise. E tem a parte onde eu faço também, que eu tenho uma empresa de consultoria esportiva, faço gestão de carreiras de alguns atletas, tendo, assim, ajudando, e eles entrando nos bastidores. Espero que eles tenham uma boa carreira. Dentro deles, tem aí o Gustavinho que está no Cruzeiro Sub-20, o Luighi do Palmeiras, e alguns outros”.
- Como você está em relação à Copa do Mundo?
“Ninguém está 100%, tão confiante que isso vai acontecer. Não exatamente pela desconfiança, falar assim: 'Não é um time que tem condições realmente de vencer'. Mas, talvez, pelo histórico desses últimos anos, o quanto foi difícil as Eliminatórias, elas foram sofridas para o Brasil. Como já aconteceu também em outras épocas. Vemos aí nesse percurso a mudança de treinadores. Tivemos o Dorival, tivemos o Diniz, tivemos o Ramon, e agora com o Ancelotti. Agora, não pode nem pensar e mudar mais, pelo amor de Deus. Vamos para o jogo agora, é ir para o jogo e torcer para que tudo dê certo. Mas acredito, assim, dentro de tudo que eu tenho acompanhado, desses atletas que foram convocados, e outros aí que nunca é unanimidade, uma convocação para a Seleção, principalmente na Copa do Mundo, acredito que está bem equilibrado. Você tem mescla de jogadores que fizeram uma boa temporada, com experiência, e jogadores jovens também, onde você tem essa mescla dentro da Seleção, não só para essa Copa do Mundo, mas preparando alguns jogadores também para o próximo ciclo”.

- Você convocaria o Neymar para a Copa do Mundo?
“Com certeza. Simples. Sem dúvida. Não tem dúvida nenhuma. Sem dúvida nenhuma”.
- Você viveu algumas formas de preparação, como 2002 e 2006, distintas. Você vê isso como um diferencial?
“A forma que se prepara, sim. Então, porque o extracampo, se a gente falar o extracampo, você pode entender de várias formas. Mas eu acho importante que nesse núcleo é fechar entre eles, porque a Copa é muito curta”.
Rômulo Giacomin é repórter multimídia da Itatiaia. Formado pela UFOP, tem experiência como repórter de cidades da Região dos Inconfidentes, e, na cobertura esportiva, passou por Esporte News Mundo, Estado de Minas, Premier League Brasil e Trivela.
