A Inglaterra é bicampeã da Eurocopa Feminina. As Leoas venceram, neste domingo (27), a Espanha nos pênaltis (3 a 1) após empate por 1 a 1 no tempo regulamentar, no St. Jakob-Park, em Basel, na Suíça, na final da Eurocopa Feminina.
O destaque da decisão nos pênaltis ficou por conta da goleira inglesa Hanna Hampton. A arqueira defendeu duas cobranças consecutivas e ajudou a construir a vitória por 3 a 1 nas penalidades.
A Seleção Inglesa superou o favoritismo da Espanha e se manteve como campeã continental. O resultado é uma ‘revanche’ da final da Copa do Mundo. Em 2023, a Espanha superou a Inglaterra na decisão do título Mundial.
O jogo
A Espanha dominou o primeiro tempo. Com mais posse de bola, a equipe transformou o volume de jogo em vantagem no placar. A atacante Mariona completou boa jogada coletiva para colocar a bola no fundo das redes e marcou o primeiro da partida aos 25 minutos de jogo. A Inglaterra teve dificuldades para reagir, mas a Espanha falhou em aumentar a vantagem.
O segundo tempo começou um pouco mais equilibrado. A Inglaterra começou a ter mais posse de bola e passou a ter as principais chances na partida. Alessia Russo completou cruzamento de Chloe Kelly e empatou o jogo aos 12 minutos da segunda etapa.
O jogo ficou aberto após o gol de empate. As duas equipes tiveram chances de marcar o gol da vantagem no tempo regulamentar, mas as goleiras brilharam. Hanna Hampton (Inglaterra) e Cata Coll (Espanha) fizeram boas defesas para manter o placar em igualdade até o fim da segunda etapa.
A partida na prorrogação foi tensa e com poucas chances claras de gol. As equipes sofreram com o nervosismo e houve mais erros do que durante os 90 minutos. Nenhuma equipe conseguiu a vantagem e a decisão foi para os pênaltis.
Campanha até a final
A Espanha foi líder do Grupo B com 100% de aproveitamento. A equipe venceu Portugal (5 a 0), Bélgica (6 a 2) e Itália (3 a 1). As espanholas eliminaram a Suíça nas quartas de final (2 a 0) e a Alemanha (1 a 0).
A Inglaterra ficou na segunda colocação no Grupo D. As inglesas estrearam com derrota para a França (2 a 1), mas se recuperaram para vencer Holanda (4 a 0) e o País de Gales (6-1). A equipe eliminou a Suécia nos pênaltis nas quartas de final e venceu a Itália por 2 a 1 na semifinal.
Todas as campeãs da Eurocopa Feminina
- Alemanha - 8 títulos (1989, 1995, 1997, 2001, 2005, 2009 e 2013);
- Inglaterra - 2 título (2022, 2025);
- Noruega - 2 títulos (1987, 1993);
- Suécia - 1 título (1984);
- Holanda - 1 título (2017);
Ficha técnica
Inglaterra 1 x 1 Espanha
Inglaterra
Hannah Hampton; Lucy Bronze (Charles), Leah Williamson, Jess Carter, Alex Greenwood; Walsh, Stanway, Toone (Mead); Lauren James (Chloe Kelly), Alex Russo (Michelle Agyemang) e Lauren Hemp. Técnica: Sarina Wiegman;
Espanha
Coll; Ona Battle, Irene Pares, Aleixandri, Olga Carmona (Leila Ouahabi); Patri Guijarro, Alexia Putellas (Pina), Aitana Bonmatí; Athenea Castillo (Vicky López), Esther González (Salma Paralluelo) e Mariona Caldentey. Técnica: Monstserrat Tomé;
- Gols: Mariona (Espanha) aos 25'/1ºT; Alexia Russo (Inglaterra) aos 12'/2ºT;
- Cartões Amarelos: Alexia Russo, Lucy Bronze (Inglaterra);
- Motivo: final da Eurocopa Feminina;
- Data e horário: domingo, 27 de julho, às 13h (de Brasília);
- Local: St. Jakob-Park, em Basel, na Suíca;
- Árbitro: Stéphanie Frappart-FRA;