Fifa abre inscrições para voluntários da Copa do Mundo Feminina de 2027 no Brasil
Mais de 6 mil pessoas serão selecionadas para atuar nas oito cidades-sede

A Fifa abriu as inscrições para voluntários da Copa do Mundo Feminina de 2027, que será realizada no Brasil entre junho e julho. Mais de 6 mil pessoas serão selecionadas para atuar nas oito cidades-sede: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
As inscrições estão disponíveis na Comunidade de Voluntários da Fifa. Os interessados devem criar ou acessar uma conta no site, selecionar a Copa do Mundo Feminina da Fifa Brasil 2027, preencher o formulário de candidatura e concluir uma avaliação online.
Mais de 100 mil pessoas já haviam manifestado interesse em participar do evento desde julho, quando a Fifa abriu o cadastro inicial. Esse registro, no entanto, não equivale à inscrição no processo seletivo.
Os voluntários poderão atuar em mais de 20 áreas, como mídia, tecnologia, transporte, gestão de competições e cerimônias. Ao todo, serão mais de 30 funções em locais como estádios, aeroportos, centros de treinamento e hotéis.
"Os voluntários representam o espírito de cada torneio da FIFA e compartilham seu entusiasmo, sua dedicação e sua paixão pelo futebol com milhões de pessoas ao redor do mundo", afirmou Jill Ellis, diretora-geral de Futebol da Fifa.
Quem pode se candidatar?
Para participar do processo seletivo, é necessário ter pelo menos 18 anos no momento da inscrição, ser brasileiro ou ter autorização legal para entrar no Brasil durante a competição. Também será preciso ter disponibilidade para cumprir entre sete e dez turnos no período operacional do torneio.
Não é necessário ter experiência anterior como voluntário. O candidato deve, porém, ter conhecimento de português ou inglês. O domínio de outros idiomas será considerado um diferencial.
O trabalho voluntário não será remunerado. Durante os turnos, os participantes terão direito a alimentação, uniforme e opções de transporte dentro da cidade-sede, além de treinamento para as funções.
A Copa do Mundo Feminina de 2027 terá 32 seleções e será disputada em oito cidades brasileiras. Esta será a primeira edição do torneio feminino da Fifa realizada na América do Sul.
Jornalista em formação pelo UniBH, com passagem por Diário do Comércio e Secretaria de Estado do Governo de Minas. Experiência em jornalismo econômico e esportivo, área pela qual é apaixonada.



