Em ampla vantagem no placar, Cruzeiro recebe América na finalíssima do Mineiro Feminino

Clássico será neste sábado (22), às 15h (de Brasília), na Arena Gregorão, em Contagem

Cruzeiro e América decidem título do Mineiro Feminino

Neste sábado (22), a partir das 15h (de Brasília), Cruzeiro e América decidem o título do Campeonato Mineiro Feminino 2025. As equipes se enfrentam na Arena Gregorão, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O primeiro jogo da final, disputado no último sábado (15), terminou com goleada celeste por 4 a 0. Os gols das Cabulosas foram marcados por Letícia, duas vezes, Vanessinha e Byanca Brasil.

Em vantagem no placar, o Cruzeiro pode perder por até três gols de diferença que ainda será campeão. O América, por sua vez, precisa ganhar por pelo menos quatro tentos de vantagem para levar a decisão para os pênaltis e sonhar com o título estadual.

História repetida

Esta não é a primeira vez nesta edição do Campeonato Mineiro que o Coelho precisará de um ‘milagre’. Na semifinal, as Spartanas foram goleadas pelo Atlético por 4 a 0 no jogo de ida. Apesar da missão difícil, o Coelho conseguiu devolver o placar no segundo jogo com três gols de Pimenta e um de Gadu. Nas penalidades, o América venceu por 3 a 1 e avançou para a final.

Clima de revanche

Esta é a segunda temporada consecutiva que Cruzeiro e América protagonizam a final do Campeonato Mineiro Feminino. Em 2024, a Raposa superou o Coelho por 3 a 0, no Mineirão, e ficou com a taça.

Além do vice-campeonato em 2024, as Spartanas amargam outra medalha de prata contra o Cruzeiro. As equipes também decidiram o título estadual de 2019. Naquela ocasião, o tempo regulamentar terminou empatado em 1 a 1, e as Cabulosas ficaram com a taça ao superar o Coelho por 6 a 5 nos pênaltis.

Campanhas até a final

O Cruzeiro terminou a primeira fase da competição na liderança, com quatro vitórias e um empate em cinco jogos disputados. A equipe celeste chega à final após eliminar o Itabirito. Favorito no confronto contra as Gatas do Mato, a Raposa teve tarefa difícil para despachar a equipe do interior mineiro. O primeiro jogo da semi ficou em 2 a 1 para o Cruzeiro, enquanto a volta terminou empatado em 2 a 2.

O América, por sua vez, finalizou a etapa classificatória na vice-liderança com três vitórias e dois empates em cinco jogos. Na semifinal, a equipe americana enfrentou o Atlético. Após perder por 4 a 0 no jogo de ida, o time devolveu o placar no segundo jogo e despachou o rival nos pênaltis.

Histórico do clássico

Ao longo da história, as equipes se enfrentaram em 13 ocasiões. O Cruzeiro leva vantagem no retrospecto do clássico com seis vitórias contra duas do rival.

  • Cruzeiro: 6 vitórias
  • América: 2 vitórias
  • 5 empates

Cruzeiro x América

  • Motivo: volta da final do Campeonato Mineiro Feminino 2025
  • Data e horário: sábado, 22 de novembro, às 15h (de Brasília)
  • Local: Arena Gregorão, Contagem
  • Onde assistir: Youtube da FMF
Leia também

Karen Cristina é jornalista em formação e integra a equipe do portal Itatiaia Esporte

Ouvindo...