Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Fortaleza no WhatsApp

Botafogo empata com Fortaleza e não depende mais de si para título Brasileiro

Time está na segunda colocação, agora com mesmo número de jogos que o Palmeiras; Leão acumula nove partidas sem ganhar

Fortaleza e Botafogo se enfrentaram nesta quinta-feira, na Arena Castelão

O Botafogo assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro da Série na terceira rodada. A perdeu na última, a 34ª, quando o Palmeiras ultrapassou, 62 a 60 pontos, mas o Alvinegro tinha um jogo a menos.

Não tem mais e, pior, empatou o confronto nesta quinta-feira (23) contra o Fortaleza, 2 a 2 na Arena Castelão, na capital cearense. Agora está na segunda colocação com o mesmo número de partidas que o rival: 62 a 61 pontos.

São sete rodadas sem ganhar na competição, perdendo uma vantagem que chegou a 13 pontos. E agora, depois de muito tempo, o Botafogo não depende apenas de si para ser campeão brasileiro depois de 28 anos. É preciso que o Palmeiras também perca pontos.

Os gols foram marcados por Pikachu e Guilherme, para o Fortaleza, e Brítez, contra, e Danilo Barbosa para o Botafogo.

Para os donos da casa o resultado também foi ruim: já são nove partidas sem ganhar, oito delas pelo Brasileirão, com seis derrotas e três empates. O resultado levou a equipe para a 11º colocação, com 44 pontos, a seis da zona do rebaixamento.

Estreia de Tiago Nunes

O jogo marcou a primeira vez de Tiago Nunes no banco de reservas do Botafogo. Ele é o quarto a comandar o time neste Brasileiro, após as saídas de Luis Castro, Bruno Lage e Lúcio Flávio.

Na área técnica, Tiago demonstrava tranquilidade nos primeiros minutos, provavelmente porque seu time estava ficando a bola. Mas depois de levar o primeiro gol o treinador ficou mais agitado, e nem o empate, no atrapalhado gol contra do zagueiro rival Brítez, fez Tiago se acalmar.

No segundo tempo ele fez alterações, chamava atletas toda hora na lateral para conversar, e pareceu mais calmo somente após o 2 a 2.

Os gols

Aos sete minutos de jogo, Bruno Pacheco passou para Caio Alexandre, que deu passe estilo cavadinha para Calebe. O meia avançou com liberdade pelo setor esquerdo e cruzou rasteiro para Yago Pikachu, na segunda trave, empurrar de carrinho para o gol.

No empate do Botafogo, aos 19, Victor Sá levantou a bola na área, Tiquinho ganhou pelo alto de cabeça e tentou achar Júnior Santos na segunda trave. Brítez chegou antes e, de peixinho, cabeceou contra o próprio gol.

O segundo gol do Fortaleza saiu no fim do primeiro tempo. Calebe recebeu na ponta, pedalou, foi ao fundo e cruzou para dentro da área. Cuesta escorregou, e Guilherme apareceu na segunda trave para marcar de peixinho.

O novo empate chegou após escanteio cobrado por Eduardo na primeira trave, Danilo Barbosa subiu no meio da defesa e cabeceou, João Ricardo ainda tocou nela, mas a bola subiu e entrou.

Próximos jogos

O Fortaleza enfrenta o Palmeiras no próximo domingo (26), às 18h30 (de Brasília), na Arena Castelão. Já o Botafogo recebe o Santos no estádio Nilton Santos, no Rio, no mesmo dia, às 16h (de Brasília). Os dois jogos serão válidos pela 35ª rodada do Brasileirão.

Fortaleza 2 x 2 Botafogo

Fortaleza

João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco (Escobar); Zé Welison, Caio Alexandre (Lucas Sasha) e Calebe (Pochettino); Yago Pikachu, Guilherme (Marinho) e Lucero (Thiago Galhardo). Técnico: Juan Pablo Vojvoda

Botafogo

Lucas Perri; Di Plácido (Gabriel Pires), Adryelson (Danilo Barbosa), Victor Cuesta e Marçal (Hugo); Marlon Freitas, Tchê Tchê e Eduardo; Júnior Santos (Luís Henrique), Victor Sá e Tiquinho Soares (Diego Costa). Técnico: Tiago Nunes

Gols
Yago Pikachu (7min1ºT), Guilherme (40min1ºT) para o Fortaleza
Brítez contra (19min1ºT), Danilo Barbosa (32min2ºT) para o Botafogo

Cartões Amarelos
Bruno Pacheco, Titi (Fortaleza); Júnior Santos, Hugo, Diego Costa (Botafogo)

Motivo: 29ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A
Data e horário: 23 de novembro de 2023 (quinta-feira), às 19h (de Brasília)
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)

Árbitro: Ramon Abatti Abel (Fifa-SC)
Auxiliares: Kleber Lucio Gil (SC) e Thiaggo Americano Labes (SC)
Árbitro de vídeo: Rodolpho Troski Marques (Fifa-PR)

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.