Desde 2019 a Conmebol organiza as finais de suas duas principais competição de clubes, as Copas Libertadores e Sul-Americana, em jogos únicos em sede decidida com alguma antecedência. E com exceção das edições de 2020, por causa da pandemia de Covid-19, a entidade sempre organizou Fan Fest na cidades anfitriãs, em espaços com diversas atrações para os torcedores.
Para a finalíssima da Copa Sul-Americana de 2023 entre Fortaleza x LDU-EQU, que será às 17h (de Brasília) de 28 de outubro, a confederação sul-americana decidiu pela não realização do evento. O jogo será estádio Domingo Burgueño, na cidade de Maldonado, região turística de Punta del Este, no Uruguai.
Inicialmente a final seria em Montevidéu, na capital uruguaia, no Centenário (para 55 mil pessoas) ou no Parque Central (para 40 mil), mas a direção da Conmebol alterou para um campo menor, com capacidade para 25 mil espectadores, para evitar que o estádio fique vazio, como ocorreu em edições anteriores da final da Sul-Americana.
Houve também sugestão do governo do Uruguai, que quer potencializar o turismo em Punta del Este e vê a finalíssima de um torneio continental de futebol como boa propaganda. Este, aliás, é um dos motivos de não haver o investimento na Fan Fest, com a ideia de que a região já terá várias atrações para os visitantes.
Há também, por experiência em edições anteriores das finais, a perspectiva de que pela logística complicada para torcedores se deslocarem à sede, muitos chegam somente no dia do jogo, ou mesmo a horas do confronto, portanto a procura pela Fan Fest um ou dois dias antes da decisão acaba esvaziada.
Em 2022, São Paulo e Independiente Del Valle-EQU se enfrentaram em Córdoba, na Argentina, em 1º de outubro pela finalíssima da Sul-Americana, com vitória equatoriana por 2 a 0.
A Conmebol organizou um evento nos dias 29 e 30, antevéspera e véspera do confronto, no Farol Del Bicentenario, área turística da cidade. Havia DJs, jogos e comida por meio de food trucks, com entrada gratuita, mas a procura pelos fãs foi considerada fraca.
O mesmo modelo foi usado em novembro de 2021, em Montevidéu, antes de Athletico x Bragantino, mas que serviu também para o esquenta da final da Libertadores, entre Palmeiras e Flamengo, que ocorreu uma semana depois. E em 2019, em Assunção, antes de Del Valle x Colón-ARG.
Normalmente a Fan Fest serve principalmente para a ativação da marca de patrocinadores da Conmebol, portanto a decisão de não ter o evento na região de Punta del Este teve o aval dos parceiros. As empresas devem fazer ativações em eventos próprios na cidade na véspera e no dia da partida.
Para a final da Copa Libertadores entre Fluminense e Boca Juniors-ARG, dia 4 de novembro, no Maracanã, no Rio, o projeto da confederação é organizar um evento oficial para os torcedores.