Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Fortaleza no WhatsApp

Fortaleza é o primeiro clube do Nordeste a chegar à semifinal da Sul-Americana

Leão supera Bahia, Sport e Ceará, que pararam nas quartas; somente outros dois times da região chegaram à semis em torneios da Conmebol

Guilherme sobe para fazer o primeiro gol do Fortaleza na vitória sobre o América, no Castelão

É clichê falar, ou escrever, que fulano ou cicrano fizeram história. Mas é difícil fugir do clichê para se referir ao que o Fortaleza fez nesta quinta-feira (31), ao eliminar o América e se tornar o primeiro clube do Nordeste a avançar à semifinal da Copa Sul-Americana, competição ciada em 2002 pela Conmebol.

O rival será o Corinthians, com jogos provavelmente em 26 de setembro, em São Paulo, e 3 de outubro, na capital cearense. A final desta edição da Copa Sul-Americana será em 28 de outubro, um sábado, com jogo único no estádio Centenário de Montevidéu, no Uruguai.

Outros três times do Nordeste brasileiro alcançaram as quartas de final da Copa Sul-Americana, mas pararam nessa fase:

  • 2017 - Sport - eliminado pelo Junior Barranquilla-COL

  • 2018 - Bahia - eliminado pelo Athletico-PR

  • 2020 - Bahia - eliminado pelo Defensa Y Justicia-ARG

  • 2022 - Ceará - eliminado pelo São Paulo

O feito do Fortaleza se torna ainda mais histórico se olharmos por outro recorte: é apenas o terceiro nordestino a estar em uma semifinal de torneio organizado pela confederação sul-americana. O Sampaio Corrêa-MA, em 1998, esteve na semi da extinta Copa Conmebol, e o CSA-AL avançou até a final daquela competição, em 1999, perdendo para o Talleres-ARG. Essa Copa, entretanto, já estava esvaziada naqueles anos.

Na Libertadores, o torneio elite de clubes na América do Sul, o Fortaleza alcançou em 2022 as oitavas de final, em sua primeira participação, e foi eliminado pelo Estudiantes-ARG. O Bahia, em 1989, esteve nas quartas de final, ainda a melhor participação de um time do Nordeste na Libertadores. O Tricolor de Salvador foi eliminado pelo Inter, quando o regulamento obrigava que clubes do mesmo país cruzassem até as quartas.

A Copa Sul-Americana foi organizada a partir de 2002 como a segunda competição de clubes da América do Sul, além da Libertadores, no lugar da Copa Mercosul. Esta ocorreu de 1998 a 2001, sem a participação de nordestinos. Não havia critério técnico para classificação, mas convite, e apenas clubes do Sul e Sudeste eram chamados.

Antes da Mercosul, e por dois anos concomitantemente, houve a Copa Conmebol. De 1992 a 1999 alguns clubes da América do Sul participavam por indicações, algumas técnicas, das federações locais. Após a criação da Copa Sul-Americana, entre 1998 e 1999, as equipes de maior expressão deixaram de ir à Copa Conmebol.

O CSA, em 1999, foi vice-campeão da competição, perdendo a decisão para o Talleres-ARG. É, até hoje, a melhor campanha de um clube do Nordeste em um torneio oficial da Conmebol. E em 1998 o Sampaio Corrêa chegou até a semifinal, perdendo para o Santos.

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.