Apesar da fama de comandar times defensivos, o início de temporada de Mano Menezes fez um Fluminense com muitos gols assinalados. Em duas competições disputadas até agora, o Tricolor desandou a marcar.
Na Copa do Brasil, por exemplo, o Fluminense possui o melhor ataque do torneio. Em dois jogos disputados, foram dez gols marcados. Na primeira rodada vitória por 8 a 0 sobre o Águia de Marabá e depois 2 a 1 no Caxias. Cano é o artilheiro do torneio com quatro gols.
No Campeonato Carioca, mesmo com um início bem ruim, o Fluminense melhorou e chegou até a decisão. A equipe de Mano terminou o Estadual com 18 gols marcados, sendo o terceiro melhor ataque do torneio.
Apenas o campeão Flamengo, com 30 gols, e o campeão da Taça Rio, Sampaio Corrêa, com 22 gols feitos, fizeram mais que o Fluminense. A defesa tricolor foi a segunda melhor com 11 gols sofridos.
Para chegar à decisão do Carioca, o Fluminense atropelou o Volta Redonda no primeiro jogo da semifinal estadual. Jogando no Maracanã, venceu por 4 a 0, umas das maiores goleadas de toda a competição.
Artilheiro da Copa do Brasil e do Carioca, Cano á marcou dez gols no ano. Ele é seguido por Canobbio, com cinco gols, além de Keno, Serna e Arias, todos com dois gols assinalados. Everaldo, Paulo Baya, também atacantes, marcou uma vez e Kauã Elias, já negociado, também fez o seu.,
Ou seja, dos 28 gols marcados, somente Ignácio, Thiago Silva e Samuel Xavier fizeram pelo Tricolor e não fazem parte do setor ofensivo. Para um técnico com fama de retranqueiro, o ataque do Flu tem sido o menor dos problemas.
Veja os artilheiros do Fluminense
- Cano - 10 gols
- Cannobio - 5 gols
- Arias - 2 gols
- Keno - 2 gols
- Serna - 2 gols
- Everaldo - 1 gol
- Kauã Elias - 1 gol
- Paulo Baya - 1 gol
- Ignácio - 1 gol
- Thiago Silva - 1 gol
- Samuel Xavier - 1 gol