A direção da Fifa vai repetir o que fez para a
Nesta quarta-feira (12),
Mas não temos os horários. Os confrontos serão sorteados, no fim de 2025, e depois atribuído um horário a cada partida, a depender do confronto. É diferente do que ocorria antes da Copa de 2022, quando já se conhecia as arenas e a hora do início do confronto assim que saíam os nomes nas bolinhas.
Isso será feito por questões comerciais. Um confronto que tiver europeu, por exemplo, será alocado para um fuso em que as pessoas possam consumir a partida naquele continente em um horário atrativo.
Na Copa de 1994, que foi nos EUA, alguns confrontos começaram ao meio-dia local, para ter um bom fuso à Europa, mas em um calor insano.
Haverá flexibilidade, apurou a Itatiaia. Portanto vários horários podem ser definidos, principalmente porque dentro dos países-sedes há diferentes fusos, o que torna a estratégia ainda mais complexa.
Dividido por regiões
Será a primeira Copa do Mundo com 48 participantes, portanto o regulamento mudou comparado com os últimos mundiais. As seleções serão divididas em 12 grupos de quatro equipes, que jogarão dentro da chave. Os dois primeiros de cada, mais os oito melhores terceiros colocados, avançam para a fase de 16 avos, que vai anteceder as oitavas de final. A partir daí é mata-mata até a final.
A abertura será em 11 de junho, com o jogo do México no estádio Azteca, na Cidade do México. No mesmo dia haverá outra partida do Grupo A, em Guadalajara. A final será em 19 de julho no MetLife Stadium, na região de Nova York.
A organização separou as sedes em três regiões, com cada grupo se fixando em uma delas, com poucos jogos em outra, para facilitar o deslocamento das seleções e dos torcedores, evitando grandes deslocamentos pelos três países:
Oeste
- Vancouver (Canadá) - BC Place Stadium
- Seattle (EUA) - Lumen Field
- San Francisco (EUA) - Levi’s Stadium
- Los Angeles (EUA) - SoFi Stadium
Central
- Kansas City (EUA) - Arrowhead Stadium
- Dallas (EUA) - AT&T Stadium
- Houston (EUA) - NRG Stadium
- Monterrey (México) - BBVA Bancomer Stadium
- Cidade do México (México) - Azteca
- Guadalajara (México) - Estádio Akron
Leste
- Toronto (Canadá) - BMO Field
- Boston (EUA) - Gillette Stadium
- Filadélfia (EUA) - Lincoln Financial Field
- Nova York/Nova Jersey (EUA) - MetLife Stadium
- Miami (EUA) - Hard Rock Stadium
- Atlanta (EUA) - Mercedes-Benz Stadium