O interesse do Zenit-RUS pelo meia Matheus Pereira tem feito a torcida do Cruzeiro ‘quebrar a cabeça’ para armar o time de Leonardo Jardim. Isso porque a Raposa não conta com nenhum jogador com as características do camisa 10 no elenco. Por esse motivo, o treinador português precisará mudar o esquema tático caso não haja reposições.
Com Wesley Carvalho e, posteriormente, Leonardo Jardim, Matheus Pereira tem flutuado pelo meio de campo do Cruzeiro. Ofensivamente, ele atua logo atrás do centroavante Gabigol, enquanto defensivamente, dá o primeiro combate junto dos atacantes, em um 4-4-2, ou até mesmo como um extremo, em um 4-3-3.
Tendo isso em vista, Leonardo Jardim poderá montar o Cruzeiro de algumas maneiras. A primeira delas é adiantar o meio-campista Matheus Henrique, que atuou diversas vezes como um segundo volante ao lado de Lucas Romero. Outra possibilidade é escalar Eduardo para flutuar atrás de Gabigol e tentar espelhar o que tem feito Pereira.
Jardim também pode optar por uma trinca de meio-campistas, formada por um primeiro volante de combate, Matheus Henrique e Eduardo. Nesse caso, um extremo como Marquinhos ou Lautaro Díaz ganharia espaço do lado direito do campo. O objetivo seria espelhar o que tem feito o atacante Dudu na ponta esquerda.
Último jogo
No empate com o América, nesse domingo (16), Jardim optou pela entrada de Eduardo no lugar do atacante Marquinhos para ‘povoar’ o meio de campo. O ex-Botafogo jogou ao lado de Matheus Henrique com a permissão para ‘pisar na área’. Pereira, por outro lado, flutuou atrás de Gabigol e liberou o corredor direito para as subidas do lateral William.
Mercado
Caso Matheus Pereira deixe o Cruzeiro, existe a possibilidade de a diretoria recorrer ao mercado para repor a ausência de um camisa 10. A Itatiaia apurou nessa terça-feira (18) que o Zenit-RUS estaria disposto a pagar 20 milhões de euros pelo meia, o equivalente a aproximadamente R$ 119 milhões.
Pereira no Cruzeiro
Matheus Pereira chegou ao Cruzeiro após defender o Al-Wahda, dos Emirados Árabes, onde atuou emprestado pelo Al-Hilal, da Arábia Saudita. Em junho de 2024, o meia foi comprado pelo clube mineiro após negócio concretizado com os sauditas. Ao todo, foram 81 jogos, 12 gols e 17 assistências pela Raposa.