Camisa 10 do Cruzeiro, Matheus Pereira virou alvo do Zenit-RUS. A Itatiaia apurou nesta terça-feira (18) que o meia-atacante recebeu proposta da Europa e estuda a possibilidade de deixar a Raposa. Muito do interesse do clube russo passa pela carência de jogadores criativos no elenco, como um armador com as características do craque celeste.
No fim de janeiro, o Zenit acertou a venda do meia Claudinho para o Al Sadd, do Catar. A transferência do armador deixou uma lacuna no elenco russo, que abdicou do tradicional 4-1-4-1 devido à falta de um articulador no meio de campo. Muito por isso, o técnico Sergey Semak tem adotado uma formação com três zagueiros e três atacantes.
A procura do Zenit por um meia tem dado o que falar nos bastidores de outro gigante do futebol brasileiro. Nas últimas semanas, o clube russo fez uma investida por Gerson, capitão do Flamengo. O Rubro-Negro Carioca, porém, não tem o desejo de negociar o meio-campista, independentemente do valor ofertado.
Antes de Gerson, o Zenit procurou o meia sérvio Ivan Ilic, do Torino-ITA, mas as negociações não avançaram. Outro jogador que frustrou o clube russo foi o armador Rodrigo Salazar, destaque do Braga-POR. Os portugueses alegaram riscos relacionados às garantias de pagamento, e a negociação não foi concretizada.
De acordo com a mídia europeia à época, o Zenit estaria disposto a pagar 20 milhões de euros por Rodrigo Salazar, o equivalente a aproximadamente R$ 119 milhões. A Itatiaia apurou que o mesmo valor foi oferecido ao Cruzeiro pela contratação de Matheus Pereira, que tem contrato com o clube até o meio de 2026.
Matheus Pereira
Matheus Pereira chegou ao Cruzeiro após defender o Al-Wahda, dos Emirados Árabes, onde atuou emprestado pelo Al-Hilal, da Arábia Saudita. Em junho de 2024, o meia foi comprado pelo clube mineiro após negócio concretizado com os sauditas. Ao todo, foram 81 jogos, 12 gols e 17 assistências pela Raposa.