Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Cruzeiro chega para última rodada do Brasileirão com nove desfalques; veja lista

Além da pressão por resultados, Fernando Diniz terá problemas pela ausência de jogadores contra o Juventude, na última rodada do Brasileiro

O Cruzeiro fecha sua participação na temporada neste domingo (8) com o último compromisso do ano, diante do Juventude, às 16h (de Brasília), no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. Para essa partida, válida pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro, o técnico Fernando Diniz terá nove desfalques. As ausências são por lesão ou suspensão.

O treinador celeste não poderá contar com dois jogadores suspensos por terem levado o terceiro cartão amarelo na derrota por 2 a 1 para o Palmeiras, nessa quarta-feira (4), no Gigante da Pampulha: o lateral-esquerdo Marlon e o zagueiro Zé Ivaldo.

Além desses, há outros sete jogadores afastados por algum tipo de problema médico e/ou físico.

São eles: o zagueiro Lucas Villalba, com lesão muscular na coxa esquerda; o volante Walace, com lesão muscular na coxa direita; o também volante Matheus Henrique, com uma costela fraturada; o meia-atacante Álvaro Barreal, com pubalgia em decorrência de uma hérnia inguinal; o atacante Kaio Jorge, com lesão muscular na coxa direita; Rafa Silva, com lesão muscular na coxa direita; e Juan Dinenno, em recuperação de uma cirurgia para reparar problemas ligamentares no joelho.

Lista dos desfalques

  • Lucas Villalba, com lesão muscular na coxa esquerda;
  • Walace, com lesão muscular na coxa direita;
  • Matheus Henrique, com uma costela fraturada;
  • Álvaro Barreal, com pubalgia em decorrência de uma hérnia inguinal;
  • Kaio Jorge, com lesão muscular na coxa direita;
  • Rafa Silva, com lesão muscular na coxa direita;
  • Juan Dinenno, em recuperação de uma cirurgia para reparar problemas ligamentares no joelho.

Jogando no sacrifício

Além dos desfalques certos, Diniz terá que observar a condição física de Lautaro Díaz. O atacante reclama de dores há alguns dias, saiu de campo contra o Palmeiras relatando incômodo muscular e demonstrou jogar no sacrifício.

“Estou arrastando uma moléstia no músculo posterior (da coxa direita). Estou tentando que isso não influencie no jogo. Não gosto de culpar o meu rendimento em função disso. Posso senti um pouco mais ou um pouco menos (de dor). Esse problema é de antes do jogo contra o Lanús, mas não quero falar que isso influencia no meu rendimento”, disse, após a partida contra o Palmeiras.

Apesar de tantos desfalques, Fernando Diniz terá o importante retorno do volante Lucas Romero. O argentino volta a ficar à disposição depois de cumprir suspensão automática contra o Palmeiras.

Os desfalques fazem com que as opções de Fernando Diniz, para montar o time titular contra o Juventude, sejam diminuídas.

Contra o Palmeiras, cinco garotos da base ficaram como opção no banco de reservas: o zagueiro Weverton, o lateral-esquero Kaiki, o meia-atacante Vitinho, além de Tevis e Kaique Kenji.

Luta no Brasileiro

O Cruzeiro precisa de uma vitória no próximo jogo e de um tropeço do Bahia para se classificar à Copa Libertadores de 2025. Ao fim da 37ª e penúltima rodada, o time celeste ocupa a nona posição do Campeonato Brasileiro, com 49 pontos, fora do grupo dos oito primeiros que garantem vaga no torneio.

A briga pela última vaga na próxima Libertadores é contra o Bahia.

O Bahia é o oitavo colocado, com 50 pontos. Para se classificar à Libertadores, o Cruzeiro precisa vencer o próximo duelo e contar, ao menos, com um empate do Tricolor Baiano.

Diniz fica?

Pressionado no comando do Cruzeiro, Fernando Diniz não deve permanecer na Toca da Raposa II, em Belo Horizonte, na próxima temporada. Segundo apuração da Itatiaia, são grandes as chances de o treinador se despedir do clube após o duelo com o Juventude, pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro.

De acordo com apuração da reportagem, a diretoria do Cruzeiro entende que a falta de resultados e o baixo aproveitamento de Diniz no cargo tornam quase insustentável a permanência do técnico.

Contra o Juventude, o Cruzeiro terá que vencer e ainda “secar” o Bahia contra o já rebaixado Atlético-GO, na Fonte Nova, em Salvador, para conquistar a última vaga de olho na Copa Libertadores de 2025. A meta é tratada como prioridade pela gestão de Pedro Lourenço para a temporada seguinte.

Números de Diniz pelo Cruzeiro

Desde que foi contratado pelo Cruzeiro, em 23 de setembro, Fernando Diniz dirigiu a equipe em 14 jogos, com duas vitórias, seis empates e seis derrotas. Com esses índices, o aproveitamento dele é de 28,57%. Vale ressaltar que o contrato entre as partes foi assinado até o fim de 2025.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.
Leonardo Garcia Gimenez é repórter multimídia na Itatiaia. Natural de Arcos-MG e criado em Iguatama-MG. Passou também pela Record Minas.
Emerson Pancieri é setorista do Cruzeiro na Rádio Itatiaia, onde atua desde 2016. Graduou-se em Jornalismo pela Newton Paiva, em 2009. Passou também por Transamérica, O Tempo, Band News, Rádio Globo e CBN (onde foi setorista do Cruzeiro de 2012 a 2016 e cobriu o bicampeonato brasileiro 2013 e 2014, além da Copa no Brasil).
Leia mais