O Cruzeiro encaminhou a contratação do zagueiro Jonathan Jesus, de 20 anos, do Ceará. Com as negociações muito avançadas, a Itatiaia apurou que o jogador ficará de fora da partida contra o Brusque, às 16h de domingo (16), fora de casa, no Gigantão das Avenidas, pela 10ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
Jonathan Jesus, de 20 anos, tem contrato com o Ceará até o fim da temporada 2025. Há uma cláusula de R$ 6 milhões para uma eventual transferência para um clube do Brasil. A reportagem apurou, no entanto, que o Cruzeiro pagará cerca de R$ 8 milhões pela compra dos direitos econômicos.
Sócio majoritário da Sociedade Anônima do Futebol (SAF), Pedro Lourenço chegou a abordar o interesse no jogador e que iria fazer um negócio transparente. “Inclusive, chegou para mim um jogador do time do Norte. Falei: ‘Negativo’. Você vai ligar para o presidente e falar com ele, conversar com ele”, disse, em referência a
Ele entrou em campo na última partida do Ceará, na segunda-feira (10). Jonathan Jesus foi titular na vitória por 3 a 2 sobre o Vila Nova-GO fora de casa, no Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA), pela nona rodada da Segunda Divisão.
Atualmente, o Ceará detém 90% dos direitos econômicos do jogador. Outros 10% se dividem entre o próprio atleta e seu estafe.
Carreira de Jonathan Jesus
As primeiras chances de Jonathan Jesus no time principal do Ceará ocorreram ainda na Série B do ano passado. Nesta temporada, o defensor já atuou em 13 partidas e busca o primeiro gol como profissional.
Com 20 anos, Jonathan de Jesus Alves é natural de São Vicente, no litoral paulista. Chegou ao Ceará para fazer teste em 2021 indicado pelo seu tio, o ex-volante Heleno Faísca, que jogou no Vozão entre 2009 e 2012.
Mas com um detalhe: o teste foi para ser centroavante. O avaliador era o também ex-volante João Marcos, ídolo do Ceará, que observou potencial no garoto de 1,87m para jogar na zaga. Na nova posição ele foi aprovado e começou a treinar a base do Ceará.
Jonathan subiu para o profissional em 2023, com o técnico Eduardo Barroca, mas se destacou mesmo na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2024. Logo após o torneio foi efetivado no time profissional para a disputa das competições do ano.
Apesar do Ceará ter contratado para a zaga Ramon Menezes, ex-Cruzeiro, e Matheus Felipe, do Athletico-PR, Jonathan ganhou espaço e hoje forma a defesa titular com outro prata da casa do Vozão, David Ricardo.