O Cruzeiro
O motivo da indefinição do adversário é o adiamento dos jogos em função das chuvas no Rio Grande do Sul. As partidas do Internacional (pela Sul-Americana) e do Grêmio (pela Libertadores) têm influência direta na formação dos confrontos.
Quatorze das dezesseis equipes das oitavas de final da Copa Sul-Americana já foram definidas. Neste sábado (8), o Cruzeiro conhecerá o oponente da próxima fase.
Duas chances de duelo inédito
Líder do Grupo B com 12 pontos na fase classificatória, o Cruzeiro já enfrentou na história seis dos oito possíveis rivais. Apesar disso, a equipe azul nunca jogou contra dois prováveis oponentes: os equatorianos do Delfín e do Independiente del Valle.
Em contrapartida, poderá ficar frente a frente com grandes rivais sul-americanos.
Grandes rivais sul-americanos no caminho?
Os argentinos do Boca Jrs e do Estudiantes podem enfrentar o Cruzeiro nas oitavas de final da Copa Sul-Americana. As equipes já fizeram duelos emblemáticos com a Raposa na América do Sul, inclusive com uma final de Copa Libertadores no histórico.
Boca Juniors
Levando-se em conta os confrontos com o Boca Jrs, o retrospecto é equilibrado. Em 16 jogos, foram seis vitórias cruzeirenses, quatro empates e seis vitórias argentinas. O Cruzeiro marcou 17 gols e sofreu 17.
Foram nove confrontos pela Libertadores, quatro pela Supercopa, um pela Copa Master e dois amistosos.
O último confronto entre os clubes aconteceu em 2018, nas quartas de final da Copa Libertadores. Na ocasião, o Cruzeiro perdeu por 2 a 0 no jogo de ida, na Bombonera, em Buenos Aires. E empatou por 1 a 1 no Mineirão, na partida de volta.
Estudiantes
O Estudiantes é um rival traumático para o Cruzeiro, pois traz recordações difíceis pela perda da Copa Libertadores, em 2009. Fora isso, o time de La Plata mais perdeu do que ganhou do Cruzeiro.
Na história, Cruzeiro e Estudiantes se enfrentaram oito vezes, com quatro vitórias cruzeirenses, um empate e três vitórias argentinas.
O Cruzeiro marcou 15 gols e sofreu sete.
A última vez que as equipes ficaram frente a frente foi na fase de grupos da Libertadores de 2011. No jogo de ida, o Cruzeiro goleou o Estudiantes por 5 a 0, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. Na volta, o time azul fez 3 a 0, na Argentina.
Primeiro rival estrangeiro na história
Quem também pode enfrentar o Cruzeiro nas oitavas de final da Copa Sul-Americana deste ano é o Libertad-PAR. A equipe paraguaia enfrentou a equipe celeste apenas uma vez ao longo dos 103 anos do clube mineiro.
O confronto aconteceu em 3 de janeiro de 1946, em comemoração aos 25 anos de fundação do Cruzeiro. A partida aconteceu no Barro Preto e terminou empatada em 2 a 2. Os gols celestes foram marcados por Braguinha e Ismael, com Esquivel anotando os tentos paraguaios.
O único encontro até aqui entre Cruzeiro e Libertad registra o primeiro jogo da equipe azul contra um adversário estrangeiro.
Conhecido da fase de grupos
O Cruzeiro também pode enfrentar novamente a Universidad Católica de Quito. Os equatorianos foram adversários na fase de grupos e brigaram com os mineiros pela primeira posição no Grupo B.
No jogo de ida, em Quito, empate sem gols, na estreia do Cruzeiro na Sul-Americana 2024. Na partida que fechou o Grupo B e deu o primeiro lugar ao time estrelado, 1 a 0 para o time de Fernando Seabra.
Gaúchos no caminho?
Grêmio e Internacional podem ser adversários do Cruzeiro na próxima fase da Sul-Americana. O Tricolor Gaúcho foi adversário da Raposa 84 vezes na história. Foram 35 vitórias cruzeirenses, 22 empates e 27 derrotas azuis.
No geral, o Cruzeiro marcou 101 gols e sofreu 88.
Em relação ao Inter, foram 87 jogos, com 29 vitórias celestes, 25 empates e 33 derrotas. O Cruzeiro marcou 107 gols e sofreu 112.