Primeiro nome escolhido para reforçar o Cruzeiro na “era Pedro Lourenço”, Cássio terá a missão de se transformar em um ídolo da torcida nas próximas três temporadas. Nome histórico do Corinthians, o goleiro, de 36 anos, chegará à Toca da Raposa II, em Belo Horizonte, com a aprovação de companheiros de posição que marcaram época no clube celeste.
Diante da troca de comando da Sociedade Anônima de Futebol (SAF), o Cruzeiro agiu rapidamente no mercado e
Para explicar os impactos da
Opinião de Paulo César Borges
Segundo Paulo César Borges, o Cruzeiro terá um sistema defensivo mais seguro com a chegada de Cássio. Na opinião dele, a experiência do ídolo corintiano pode ser fundamental para o time celeste dentro de campo.
“Foi uma grande contratação. O Cássio tem uma história no Corinthians, ficou muitos anos. É um jogador que esteve na Seleção Brasileira. Dentro de campo, sempre gostei muito. Fiquei feliz, principalmente por ter muita experiência e por ser contratado por um grande clube como o Cruzeiro. Vai dar certo. Com certeza, vai dar uma segurança para o grupo. O que vale dentro do gol é a liderança, é a experiência. O Cássio tem tudo isso”, afirmou.
À reportagem, Paulo César também destacou que Cássio pode impulsionar o Cruzeiro a grandes títulos, sejam eles nacionais ou internacionais. Na sequência da temporada, os comandados de Fernando Seabra disputam a Série A do Campeonato Brasileiro e a Copa Sul-Americana.
“Ele é goleiro para ser titular, não é para ser reserva. Não tem como contratar um goleiro desse nível para ficar no banco. O Cruzeiro tem esse peso, esse nome de títulos. É uma contratação de peso muito bem feita. O grupo vai aceitar, porque é um ídolo, um atleta com muita história e títulos. Tenho certeza que o Cruzeiro vai chegar nos torneios para vencer e ser campeão, tem que pensar assim”, ressaltou.
Ao longo de duas passagens (1989 a 1993 e 1998), Paulo César Borges disputou 263 partidas pelo Cruzeiro e conquistou sete títulos, incluindo duas Supercopas da Libertadores (1991 e 1992) e uma Copa do Brasil (1993).
Opinião de Gomes (Tríplice Coroa)
Peça importante no ano mágico de 2003, Gomes também aprovou a contratação do goleiro por parte do Cruzeiro. Um detalhe curioso é que, na temporada 2007/2008, o ídolo cruzeirense deu o aval para a chegada de Cássio, à época com 20 anos, ao PSV, da Holanda. Naquela ocasião, Gomes era titular da equipe europeia e a diretoria já planejava um substituto.
“O Cruzeiro está assinando com um goleiro da prateleira de cima. Eu sou suspeito para falar, porque o Cássio, quando foi pro PSV, eu que dei o aval para assinar. Eu estava na época lá, a gente viu ele no Sul-Americano e me perguntaram se ele tinha qualidade para jogar no PSV. Eles já estavam preparando o terreno para quando eu saísse. Infelizmente, ele não teve as oportunidades que precisava, voltou para o Corinthians e se tornou o goleiro que é", disse.
De acordo com Gomes, o Cruzeiro só tem a ganhar com a chegada do ex-corintiano.
“Estou muito feliz mesmo por estar vindo para o Cruzeiro, até porque ele é um cara sensacional e um grande profissional. Tenho certeza que o Cruzeiro está contratando um goleiro que, além de passar confiança, que é importante, tem a experiência e a qualidade dele. É um goleiro sensacional. A gente espera que ele tenha muito sucesso no Cruzeiro”, encerrou.
Pelo Cruzeiro, de 2002 a 2004, Gomes entrou em campo 110 vezes e foi campeão dos seguintes torneios: Campeonato Brasileiro (2003), Copa do Brasil (2003), Supercampeonato Mineiro (2002), Copa Sul-Minas (2002) e duas edições do Campeonato Mineiro (2002 e 2004).
Chegada de Cássio ao Cruzeiro
Acertado com o Cruzeiro, Cássio tem chegada prevista para o início da próxima semana. Apesar da alta expectativa de parte da torcida, o goleiro só poderá defender o time celeste a partir de julho, quando será aberta a janela de transferências.
Na reta inicial de adaptação, o Cruzeiro pretende fazer trabalhos específicos para Cássio ganhar ritmo de jogo, já que vinha sendo reserva de Carlos Miguel nos últimos duelos do Corinthians.