A vitória de virada do Cruzeiro por 3 a 2 sobre o Botafogo, nesse domingo (14), garantiu ao time celeste três pontos na primeira rodada do Campeonato Brasileiro de 2024. Mais do que isso, o triunfo fez a equipe, atualmente comandada pelo técnico Fernando Seabra, voltar a vencer uma partida de estreia na Série A após três edições do torneio.
A última vez que o Cruzeiro tinha vencido na primeira rodada da Série A do Brasileirão foi em 2017. Na ocasião, no dia 14 de maio, bateu o São Paulo por 1 a 0, no Mineirão, com gol do argentino Ramón Ábila. O técnico da equipe era Mano Menezes.
Do atual elenco celeste, o único que esteve em campo naquela partida foi o volante Lucas Romero. O argentino atuou improvisado na lateral-direita.
Tropeços em 2018 e 2019
Depois disso, o Cruzeiro disputou mais duas edições da da Série A do Brasil, em 2018 e 2019, antes de cair para a Segunda Divisão.
Em 2018, a estreia foi em casa, no Mineirão, contra o Grêmio. O Cruzeiro perdeu por 1 a 0, gol do atacante gremista André.
Hoje no Cruzeiro, o volante Ramiro era do Grêmio naquela temporada, e esteve em campo, no Mineirão.
Já em 2019, o Cruzeiro estreou no Campeonato Brasileiro fora de casa, contra o Flamengo. O Rubro-Negro venceu por 3 a 1, no Maracanã, e os gols da vitória carioca foram marcados por Bruno Henrique, duas vezes, e Gabriel Barbosa, o Gabigol.
O atacante Pedro Rocha descontou para o Cruzeiro.
Retorno à Série A
Entre 2020 e 2022, o Cruzeiro esteve na Série B do Campeonato Brasileiro. No ano passado, retornou à Elite do futebol nacional, mas estreou com derrota na competição.
No dia 16 de abril, perdeu por 2 a 1 para o Corinthians, na Neo Química Arena, em São Paulo. Os gols do jogo foram marcados por Matheus Araújo e Roger Guedes para a equipe paulista. Lucas Oliveira descontou para o Cruzeiro.
Força mental contra o Botafogo
Para o técnico Fernando Seabra, o Cruzeiro teve muita força mental para vencer o Botafogo. O time vinha de dois resultados negativos importantes: a derrota por 3 a 1 para o Atlético na final do Campeonato Mineiro, ainda com Nicolás Larcamón no comando da equipe. E o empate em 3 a 3 com o Alianza-COL, depois de abrir 3 a 0, pela Sul-Americana. Ambos os jogos foram no Mineirão.
“Você vira, tem chance e toma um empate. Depois, de novo, se mantém firme e busca a vitória. Isso é importante, a gente entender que algumas coisas são inegociáveis. Ter um equilíbrio posicional, para defender e atacar. (...) O segundo ponto que queria falar é que o Neris, no último jogo, salvou dois gols. As pessoas têm que olhar isso também”, disse após o triufo sobre o Botafogo.
Estreias do Cruzeiro na Série A desde 2018
- 2018 - perdeu para o Grêmio por 1 a 0. no Mineirão, no dia 14 de abril
- 2019 - perdeu para o Flamengo por 3 a 1, no Maracanã, no dia 27 de abril
- 2023 - perdeu para o Corinthians por 2 a 1, na Arena Corinthians, no dia 16 de abril
- 2024 - venceu o Botafogo por 3 a 2, no Mineirão, no dia 14 de abril