A partida entre Universidad Catolica-EQU e
“Para mim é uma partida importante, marca nossa estreia na Sul-Americana. É um torneio que nunca joguei, agora é enfrentar uma equipe onde me criei, o início da minha formação, é algo muito especial para mim”, disse, em entrevista ao canal oficial do Cruzeiro, no Youtube.
Cifuentes é “cria” das categorias de base do Universidad Catolica. O volante atuou no time sub-17 e sub-19 do “Trencito Azul”. Na equipe principal, o meio-campista fez 13 jogos.
A passagem de Cifuentes pelo Universidad Catolica aconteceu entre 2016 e 2019.
Projeção mundial
Apesar de ter sido revelado pelo Catolica, foi com a camisa do América de Quito que o jogador ganhou projeção mundial. Pelas atuações na equipe, foi convocado para a Seleção Equatoriana Sub-20, onde conseguiu destaque no Sul-Americano e no Mundial da categoria.
Na disputa do Sul-Americano, Cifuentes marcou um gol em nove jogos disputados. Na campanha do terceiro lugar do Equador no Mundial Sub-20, fez sete gols e marcou um gol. Seu treinador à época era Jorge Celico, atual comandnate da Universidad Catolica.
“Sentimento de voltar para casa. Espero poder ganhar, estou representando outra equipe, honrar o nome da equipe que represento”, destacou Cifuentes.
Carreira
Pela Universidad Catolica, Cifuentes marcou sete gols em nove partidas em 2016, quando tinha apenas 17 anos de idade. Curiosamente, o volante anotou quatro gols em uma goleada sobre o Mushuc Runa, por 6 a 1, pelo Campeonato Equatoriano.
Em 2017, depois de quatro partidas e um gol, José foi emprestado ao América, de Quito, onde ficou até 2019. Por lá, Cifuentes disputou 19 confrontos e marcou um gol.
Convocações para a base da Seleção Equatoriana
Ainda em 2019, Cifuentes disputou o Sul-Americano Sub-20 e a Copa do Mundo da categoria. Com a presença do volante, o Equador, inclusive, foi campeão continental naquele mesmo ano.
Ida aos Estados Unidos e sucesso na MLS
Com bom desempenho no América, José Cifuentes foi contratado pelo Los Angeles FC, dos Estados Unidos, em 2020. Em um mercado alternativo, o equatoriano ganhou experiência e registrou números interessantes.
Pelo clube da Major League Soccer (MLS), Cifuentes foi titular absoluto e atuou por quatro temporadas. Ao todo, foram 120 jogos, 15 gols e 19 assistências no período.
Cifuentes é jogador de Copa do Mundo
Três anos depois de ter disputado o Mundial Sub-20, Cifuentes vivenciou o auge de um jogador profissional: entrar em campo em uma Copa do Mundo pelo seu país.
Convocado para o torneio no Catar, o volante atuou na estreia contra os cataris e no duelo com Senegal, ambos pela fase de grupos.
Como o Equador foi eliminado na primeira fase, Cifuentes fez apenas dois jogos dos três possíveis na Copa do Mundo.
Primeira experiência na Europa
Após ter sido peça fundamental no Los Angeles FC, o meio-campista se transferiu ao Rangers, em agosto do ano passado, e deu mais um salto na carreira. Ao lado do arquirrival Celtic, o clube é o mais tradicional da Escócia.
Para contratar Cifuentes, o Rangers desembolsou pouco mais de R$ 7 milhões, com um vínculo de quatro anos. No entanto, nos últimos dois meses, Cifuentes perdeu espaço com a chegada do técnico belga Philippe Clément.
Na temporada 2023/2024, Cifuentes já realizou 20 jogos e deu duas assistências. A equipe escocesa disputou 38 partidas até o momento.