Perto de acertar a
- Siga o
canal Itatiaia Esporte no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Em 2024, o Cruzeiro já oficializou as contratações dos argentinos Lucas Romero, Lucas Villalba e Juan Ignacio Dinenno e do equatoriano José Cifuentes. Palacios é o único jogador nascido na Colômbia que atua na Toca da Raposa II, em Belo Horizonte.
Uma dúvida comum entre os torcedores é: uma equipe pode relacionar mais de cinco gringos para jogos no Brasil? A resposta é positiva. Isso porque, no ano passado, em uma votação durante o Conselho Técnico do Brasileirão, os 20 clubes da Série A aprovaram a mudança da regra.
Com a alteração, os times brasileiros agora podem relacionar até sete estrangeiros para as partidas. Anteriormente, esse número era de cinco atletas.
Clubes votarão novo aumento nos próximos dias
Os 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro vão se reunir, nos próximos dias, para discutir o aumento do limite no número de estrangeiros no futebol nacional. Atualmente, os times podem relacionar até sete gringos para as partidas.
Segundo apurou a Itatiaia, na próxima votação do Conselho Técnico da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, será proposto que os clubes possam relacionar nove estrangeiros para os jogos.
A tendência é que a reunião seja feita entre o fim de fevereiro e o início de março, já que a votação deve ser feita 45 dias antes do início do Brasileirão. A Série A será disputada entre os dias 14 de abril e 8 de dezembro.
Se a medida for aprovada, o Brasil se tornaria o país com a maior aceitação de gringos nas ligas da América do Sul. Vale ressaltar que, em fevereiro do ano passado, os clubes da Série A aprovaram a mudança da regra de cinco para sete jogadores de fora.
Comparação com outros países
Na América do Sul, o Equador é o país que mais aceita estrangeiros, com oito atletas. No futebol argentino, o limite é de seis jogadores, sendo que cinco podem ser relacionados para os confrontos.
No México, nove estrangeiros podem integrar os elencos do país, enquanto, nos Estados Unidos, não há limites para o número de gringos.
Quem é Álvaro Barreal?
Revelado pelo Vélez Sarsfield, da Argentina, Barreal fez a sua primeira temporada como profissional em 2019. No time de Liniers, ele disputou 18 partidas e marcou um gol antes de ser vendido ao Cincinnati, em 2020.
No futebol norte-americano, Álvaro ganhou espaço e é tratado como uma das principais joias da Major League Soccer (MLS). Ao longo de três temporadas e meias pelo Cincinnati, Barreal soma 120 jogos. No período, o lateral, que pode atuar também como um ponta esquerda, fez 19 gols e contribuiu com 20 assistências.
Em 2023, o Cincinnati foi líder da conferência leste, com 69 pontos. Passou das quartas ao vencer o New York RB e na semifinal bateu o Philadelphia Union. Na final da conferência, perdeu para o Columbus Crew.
Passado contra Messi
Com a camisa do Cincinatti, Barreal enfrentou Lionel Messi, atualmente no Inter Miami. Alvo do Cruzeiro no mercado, o jogador chegou a marcar um gol contra o time do craque argentino, em jogo pela Major League Soccer (MLS), em 7 de outubro de 2023.
Além desse episódio, teve outro jogo entre o Cincinnati, de Barreal, e o Inter Miami, de Messi, com vitória do Inter Miami nas penalidades.
Primeiro encontro com Larcamón?
Alvo do Cruzeiro, Álvaro Barreal chegou a disputar a mesma competição de Larcamón, enquanto o técnico ainda estava no León, do México. No entanto, os dois não se enfrentaram. Na temporada passada, o time mexicano e o Cincinatti foram eliminados na mesma fase de League Cup, competição conquistada pelo Inter Miami.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.