De volta a Belo Horizonte para a segunda passagem, Rafa Silva foi decisivo em quatro partidas pelo Cruzeiro no ano passado. O atacante, de 31 anos, garantiu seis pontos para o time celeste na campanha do título da Série B do Campeonato Brasileiro e uma vitória importante na Copa do Brasil.
Anunciado em 25 de abril de 2022, Rafa Silva estreou com o pé direito pelo Cruzeiro menos de 20 dias depois, no dia 12 de maio. Na ocasião, o centroavante deu passe para o gol de Edu na vitória por 1 a 0 sobre o Remo, pela 3ª fase da Copa do Brasil. Como a equipe paraense havia vencido o jogo de ida pelo mesmo placar, a vaga foi decidida nos pênaltis e teve desfecho feliz para os cruzeirenses.
Já na Série B, mesmo sem ter sido titular absoluto, Rafa Silva se transformou em uma peça relevante para o acesso. O atacante marcou um gol e uma assistência no triunfo contra o Sampaio Corrêa (2 a 0); desempatou o duelo com o Novorizontino (2 a 1) e deixou tudo igual no clássico contra o Grêmio (2 a 2).
Jogos decisivos de Rafa Silva pelo Cruzeiro
- Cruzeiro 1x0 Remo - Copa do Brasil 2022 -> assistência para Edu
- Cruzeiro 2x0 Sampaio Corrêa - Série B 2022 -> gol e assistência para Edu
- Cruzeiro 2x1 Novorizontino - Série B 2022 -> gol que desempatou o jogo
- Grêmio 2x2 Cruzeiro - Série B 2022 -> gol que empatou o jogo
Na primeira passagem pela Toca da Raposa II, em Belo Horizonte, Rafa Silva disputou 18 jogos. No período, ele marcou seis gols e deu três assistências, ou seja, participou de um gol a cada duas partidas.
Segunda passagem pelo Cruzeiro
Anunciado pelo Cruzeiro nessa quinta-feira (21), Rafa Silva assinou contrato até o final de 2024. O jogador estava no Jeonbuk Motors, da Coreia do Sul, mas rescindiu contrato com os asiáticos para retornar à Toca. O vínculo com o clube coreano era válido até o ano que vem.
Pelo Jeonbuk Motors nesta temporada, Rafa Silva entrou em campo 25 vezes e marcou três gols, além de duas assistências. A troca no comando técnico do time fez o jogador perder espaço na equipe.