Com gol da artilheira Byanca Brasil, o Cruzeiro bateu o Atlético por 1 a 0, neste domingo (19), no Independência, e conquistou o Campeonato Mineiro Feminino. Foi o segundo troféu do clube celeste, que não vencia a competição desde 2019.
No último minuto da partida, a goleira Taty Amaro, do Cruzeiro, que havia cometido pênalti, defendeu a cobrança de Soraya, do Galo, e garantiu o título da Raposa.
Antes de chegar à final, o Cruzeiro venceu seis jogos e empatou um. Na primeira fase, foram 13 pontos e 87% de aproveitamento. Já na semifinal, as Raposa goleou o Nacional por 5 a 0 na ida e 6 a 0 na volta.
O jogo
A partida teve início muito movimentado, com os dois times elétricos e gerando perigo de gol. Dada a importância do confronto, o duelo se mostrou bastante físico, com muitas faltas e divididas.
De lado a lado, também foram registradas reclamações contra a arbitragem. O Galo reclamou muito de um pênalti aos 11' da primeira etapa. Do outro lado, o Cruzeiro se queixou pelo fato de Dayana ter recebido dois cartões amarelos e não ter sido expulsa.
Em boa finalização de fora da área, Maii Maii obrigou a goleira Raíssa, do Atlético, a saltar no ângulo para fazer uma grande defesa.
O ataque alvinegro também assustou o gol celeste. Após tabela com Ludmilla, Soraya recebeu em boa condição e finalizou raspando a trave. Na pequena área, Neném voltou a oferecer perigo ao Cruzeiro, mas chutou por cima do gol.
No segundo tempo, a mesma tônica: muita pressão de ambos os lados. Em um mano a mano com Gaby Soares, das Cabulosas, voltou a brilhar a estrela da goleira Raíssa.
Mas, no lance seguinte, a artilheira do campeonato, Byanca Brasil, recebeu cara a cara e não perdoou: 1 a 0 para o Cruzeiro. O Atlético ainda teve a oportunidade de empatar nos acréscimos, mas Soraya desperdiçou cobrança de pênalti.
Cruzeiro 1 x 0 Atlético
Cruzeiro
Taty Amaro, Isa Fernandes, Camila Ambrózio, Paloma Maciel e Clara; Mari Pires, Rafa Andrade e Gaby Soares (Rebeca); Maii Maii (Larissa Vasconcelos), Marília e Byanca Brasil. Técnico: Jonas Urias
Atlético
Raissa, Karol Arcanjo, Layza e Karol Bermudez; Emily (Iara), Dayana, Lu Gómez e Katielle (Bárbara); Neném (Spindler), Soraya e Ludmila (Ingrid) Técnica: Vantressa
Gol: Byanca Brasil, aos 22 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Byanca Brasil e Isa Fernandes (Cruzeiro); Katielle e Dayana (Atlético)
Motivo: Final do Campeonato Mineiro Feminino 2023
Local: Independência, em Belo Horizonte
Data e horário: 19 de novembro de 2023 (domingo), às 15h50
Árbitro: Richard Michel Lara Arruda
Auxiliares: Juliana Nascimento da Silva e Suellen das Graças Gonçalves Silva