Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Diretor do Cruzeiro explica saída de Edu e comenta situação de Nikão

Edu foi anunciado como reforço do Coritiba, enquanto Nikão está fora dos planos no Cruzeiro e aguarda definição de futuro

Edu, atacante do Coritiba, e Nikão, meia-atacante do Cruzeiro

Diretor de futebol do Cruzeiro, Pedro Martins comentou nessa terça-feira (11) as situações do atacante Edu, anunciado na última quinta-feira (6) como reforço do Coritiba, e do meia Nikão, que está fora dos planos no Cruzeiro e aguarda definição do futuro.

Edu chegou ao Cruzeiro em 2022. O jogador foi o artilheiro da equipe no ano, com 22 gols em 48 jogos, e grande destaque na campanha do título da Série B do Campeonato Brasileiro - que levou a equipe de volta à Primeira Divisão, em 2023.

No início deste ano, ele foi emprestado ao Dibba Al Fujairah-EAU por seis meses. O jogador de 30 anos retornou e tinha contrato até o fim de 2023, mas deixou o Cruzeiro após ser negociado com o Coritiba. Pedro Martins comentou a decisão.

“Foi em conjunto. A gente conversou, conversamos bastante inclusive para avaliar. Chegou em um momento em que seria trazer mais uma opção para o elenco, mas que não contribuiria de maneira imediata para o grupo. A gente conversando também com o estafe do Edu e com todos que fazem parte dessa decisão, surgiu uma proposta do Coritiba, e a gente evoluiu com ela”, disse o diretor, em entrevista ao jornalista Jorge Nicola.

Nikão no Cruzeiro

Nikão, de 30 anos, chegou ao Cruzeiro emprestado pelo São Paulo por um ano. Contudo, o jogador não atua desde 22 de maio e não é relacionado há um mês. A Raposa busca um futuro para o atleta, conforme comentou Pedro Martins.

“O Nikão veio dentro da mesma parcela que veio Ramiro, Richard, Gilberto, Mateus Vital, jogadores experientes. Mas, imagina um clube que teve que contratar 20 jogadores, você está fazendo em atacado”, iniciou, também em entrevista ao Jorge Nicola.

“E na nossa cabeça, nem todos os jogadores vão se adaptar de maneira imediata. Alguns se adaptam muito rápido e já começam a jogar no clube, outros demoram um pouco mais. Isso faz parte, porque às vezes a gente esquece que eles também são seres humanos. O cara viaja com a família, filho pequeno, tem toda uma capacidade de adaptação em uma cidade nova, que muitas das vezes a gente não coloca na conta da construção de uma equipe. Se você traz dois, três, você consegue focar sua estrutura para tentar diminuir sua margem de erro”, afirmou.

“Mas mesmo assim, eu continuo reforçando, o Nikão é um baita jogador. Se você pegar o histórico dele no Athletico-PR, tudo o que ele fez, no nosso debate, todo mundo avaliou naquele momento que ele chegaria e iria entregar de forma imediata. Acho que é um jogador que ainda tem muito para dar no futebol. Independentemente se ele for ficar no Cruzeiro ou não, é um cara que vale a aposta pelo futebol que ele sabe jogar”, finalizou.

Em 2 de julho, o técnico cruzeirense Pepa comentou a situação de Nikão, que fez 14 jogos no ano (5 pelo Campeonato Brasileiro) e marcou dois gols. "É uma questão também de gestão e da própria situação contratual desta regra, desta lei que existe aqui no Campeonato Brasileiro. Para não fecharmos portas para outros tipos de situações no mercado. Portanto, pura e simplesmente isso”.

Próximo jogo do Cruzeiro

O Cruzeiro entra em campo às 11h de domingo (16). O time celeste recebe o Coritiba no Independência, em Belo Horizonte, pela 15ª rodada do Brasileirão.

A Raposa é a nona colocada da Série A, com 21 pontos. Já o Coxa é o 18º e antepenúltimo do Brasileirão, com 10, e está na Zona de Rebaixamento para a Série B de 2024.

Jornalista pela PUC Minas, Pedro Leite é repórter do portal Itatiaia Esporte. Tem experiência na cobertura diária de portais, redes sociais e jornal impresso. Apaixonado por futebol, já passou pelo Superesportes.
Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.
Matheus Muratori é jornalista multimídia com experiência em muitas editorias, mas ama a área esportiva. Faz cobertura de futebol, basquete, vôlei, esportes americanos, olímpicos e e-sports. Tem experiência em jornal impresso, portais de notícias, blogs, redes sociais, vídeos e podcasts.