Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Cruzeiro recebe autorização da Fifa para escalar Henrique Dourado

Atacante foi punido no futebol chinês com um ano de suspensão; atleta se defende para punição valer apenas na China

Henrique Dourado estará na lista de relacionados para o jogo com o Bragantino

O atacante Henrique Dourado está liberado para estrear pelo Cruzeiro. Segundo nota oficial emitida nesta sexta-feira pelo clube celeste, a Fifa respondeu a uma consulta formal da diretoria cruzeirense, informando que o atleta está apto a participar de jogos oficiais no futebol brasileiro.

“O Cruzeiro obteve, nessa quinta-feira, resposta formal por parte da FIFA a respeito da consulta sobre a condição de jogo do atleta Henrique Dourado. A entidade máxima do futebol informou que o atacante está apto para participar de jogos oficiais pelo clube”, diz parte do comunicado oficial do Cruzeiro.

No mundo asiático, quando defendia o Henan Songshan, Henrique Dourado foi expulso e punido com um ano de suspensão após empurrar o árbitro Ning Ma pelas costas. O caso, que aconteceu em um duelo contra o Wuhan Yangtze Rive, resultou na maior sanção já aplicada na história do futebol chinês.

Por causa dessa punição, o Cruzeiro recebeu na última semana um comunicado da Associação Chinesa de Futebol, ressaltando sobre a punição ao atacante. Por isso, Dourado foi retirado da relação dos atletas disponíveis para a partida contra o Náutico, na volta da terceira fase da Copa do Brasil.

“Esta condição (liberação de Henrique Dourado) só poderá ser modificada após o julgamento em definitivo no Comitê Disciplinar da FIFA, em que Henrique Dourado apresenta defesa para que a punição seja restrita aos campeonatos na China”, reitera o Cruzeiro, que completa.

“O clube seguirá monitorando esse julgamento e se mantém resguardado nos termos dos regulamentos e das consultas realizadas junto às entidades, assim como no contrato acordado com o atleta”, finaliza.

Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.