A relação entre Cruzeiro e o Mineirão segue abalada, ainda sem perspectiva de um apaziguamento. Mesmo que uma bandeira branca fosse hasteada hoje com um novo acordo comercial entre as partes, a Raposa não poderia usufruir plenamente do Gigante da Pampulha como mandante no Campeonato Brasileiro de 2023.
Devido a outros acordos comerciais prévios fechados pela Minas Arena, das 19 datas marcadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para jogos do Cruzeiro como mandante, apenas nove poderiam ser utilizadas pelo clube no maior estádio de Minas Gerais.
“A gente quer que a Minas Arena trabalhe com razoabilidade de entender que só há nove datas disponíveis, mas que esse calendário poderia ser revisto com ajustamento na questão dos shows. Ou uma solução muito simples, aí seria uma boa vontade da Minas Arena. O setor da esplanada foi feito exatamente para abrigar eventos, não precisa ser necessariamente no interior do estádio”, disse o deputado Professor Cleiton à Itatiaia.
O parlamentar, que requereu abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Mineirão, ainda criticou o uso do gramado para shows, o que acarreta, na opinião dele, perda desportiva.
“Comprometendo o que mostramos, que há uma perda muito grande para o desporto, a questão do gramado. O que aconteceu com o gramado do Mineirão é absurdo”, criticou.
Agenda do Mineirão
O Mineirão não disponibiliza a agenda de eventos em seu site ou redes sociais. Porém, o deputado estadual Professor Cleiton (PV), responsável pelo pedido de abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Mineirão, apresentou uma lista de datas liberadas e dias em que o estádio estaria indisponível para jogos do Cruzeiro na Série A.
Cruzeiro fora do Mineirão
O primeiro jogo do Cruzeiro como mandante na Série A deste ano será no dia 22 de abril, às 21h, contra o Grêmio, na segunda rodada do Brasileirão. Data indisponível no Mineirão, que, dois dias antes, realizará no gramado um show dos roqueiros norte-americanos da banda Kiss.
Sertanejo e variedades no estádio
Ainda no dia 22 de abril acontecerá também, mas na esplanada, o “Festival Breve”, que “navega” por vários ritmos musicais, com atrações que vão desde Alcione a Planet Hemp.
No dia 6 de maio acontecerá o segundo jogo do Cruzeiro em Belo Horizonte, contra o Santos, na quarta rodada. Outra data indisponível, já que o Mineirão receberá o Festival Brasil Sertanejo, evento também no gramado do estádio.
Festival de pagode no gramado
No dia 22 de maio, o Cruzeiro enfrentará o Cuiabá na sétima rodada, partida que também não poderá ser realizada no Gigante da Pampulha. No mesmo dia o estádio estará ocupado, tanto no gramado quanto na esplanada, para a realização do Samba Prime, um festival de pagode.
Música eletrônica no Mineirão
No dia 3 de junho, o Cruzeiro será mandante contra o Atlético na nona rodada. Outra data incompatível, tendo em vista que o evento “Só Track Boa” vai ocupar o gramado do Gigante da Pampulha.
No dia 25 de junho, o Mineirão também estaria indisponível para o jogo com o São Paulo, pela 12ª rodada.
No dia 15 de julho, também há evento programado para o Mineirão: o festival Prime Rock, na esplanada do estádio. Nesta data está marcado o jogo com o Coritiba, na 15ª rodada.
Eventos divulgados por deputado
No dia 22 de julho, a lista divulgada pelo deputado Professor Cleiton também aponta que haverá um evento no gramado do Mineirão. Neste dia o Cruzeiro enfrentará o Goiás, na 16ª rodada.
No dia 12 de agosto, o Cruzeiro enfrentará o Corinthians na abertura do returno da Série A. Neste dia a lista do deputado Professor Cleiton aponta um evento no gramado do Mineirão.
No dia 26 de agosto acontecerá na Esplanada o Festival Sarará. Neste mesmo dia o Cruzeiro enfrentará o Bragantino pela 22ª rodada.
No dia 21 de outubro há de acordo com o deputado estadual Professor Cleiton um evento previsto para o gramado do Mineirão.
Datas liberadas
Depois de quatro rodadas, enfim, o Cruzeiro poderia fazer o primeiro jogo no Mineirão. É que no dia 10 de maio o gramado estaria livre para a Raposa enfrentar o Fluminense, na 5ª rodada.
No dia 21 de junho o Cruzeiro poderia enfrentar o Fortaleza no Mineirão, já que a data ainda está disponível, na 11ª rodada.
No dia 2 de agosto o Mineirão estaria livre para o Cruzeiro enfrentar o Botafogo, na 18ª rodada.
No dia 20 de setembro o clássico contra o América poderia ser disputado no Mineirão, que até então não marcou eventos para esse dia, na 25ª rodada.
No dia 8 de outubro (27ª rodada) haverá o duelo com o Flamengo no Mineirão. A data está, segundo a lista do deputado Professor Cleiton, em stand by, já que pode haver uma negociação em curso entre produtor de evento e a Minas Arena.
Em 26 de novembro o duelo com o Athletico-PR também poderia acontecer no Gigante da Pampulha, que está livre nesta data.