Sócio majoritário do Cruzeiro SAF, Ronaldo participou nesse sábado (18) do programa Altas Horas, da TV Globo, e revelou qual foi o seu gol marcante jogando pelo clube, em 1993 e 1994.
O Fenômeno escolheu o gol antológico marcado na vitória por 2 a 1 sobre o Boca Juniors, no Mineirão, pela fase de grupos da Copa Libertadores, em 6 de abril de 1994.
No lance, o então camisa 9 cruzeirense driblou três defensores do time argentino e tocou para as redes após também passar pelo goleiro Navarro Montoya.
“Ia escolher o gol que fiz no Mineirão contra o Boca Juniors. O clássico gol que vou driblando uma galera e depois chuto pra dentro”, disse Ronaldo, sorrindo.
Naquele jogo, Ronaldo ainda deu assistência para Luis Fernando marcar o primeiro gol do Cruzeiro sobre o Boca. Martínez descontou para os argentinos.
Em 2021, o game Fifa 21, da EA Sports, reproduziu o golaço de Ronaldo Fenômeno pelo Cruzeiro sobre o Boca. À época, Ronaldo agradeceu a homenagem no Instagram.
Cruzeiro na Libertadores de 1994
Na edição de 1994, o Cruzeiro ainda venceu o Boca Juniors por 2 a 1 na Bombonera, com gols de Paulo Roberto e Roberto Gaúcho. Ronaldo também esteve em ação naquele duelo de 16 de março em Buenos Aires.
Na Libertadores de 1994, o Cruzeiro terminou a fase de grupos em segundo lugar, atrás do Vélez Sarsfield e à frente do Palmeiras, o terceiro classificado. Então treinado por Ênio Andrade, o time celeste foi eliminado nas oitavas de final pela Unión Española do Chile.
Volta de Ronaldo à Toca da Raposa
Durante a participação no Altas Horas, Ronaldo mostrou gratidão ao Cruzeiro por ter iniciado sua carreira na Toca da Raposa. Hoje, como sócio majoritário, ele disse que sua intenção é retribuir com a volta do clube aos seus melhores dias.
“A minha história com o Cruzeiro é muito legal. O Cruzeiro abriu as portas pra mim, pude conhecer o mundo inteiro, jogar em clubes incríveis. E essa oportunidade que apareceu pra mim há pouco mais de um ano, de poder voltar pro clube e poder contribuir com a volta do Cruzeiro pra Série A, tem sido muito bacana. Vamos ter muitos obstáculos no caminho, mas tem sido muito bacana estar de volta ao Cruzeiro e poder contribuir com esse retorno para a elite do futebol brasileiro”, disse.
Leia também:
No Altas Horas, Ronaldo revela ambição: ‘Fazer o melhor Cruzeiro da história’
Ronaldo presenteia Serginho Groisman com camisa do Cruzeiro
Corinthians x Cruzeiro: Ronaldo confirma presença na estreia da Série A
Números de Ronaldo no Cruzeiro
Entre 1993 e 1994, Ronaldo marcou 56 gols em 58 jogos pelo Cruzeiro.
Em grande fase, o jovem menino de 17 anos foi convocado por Carlos Alberto Parreira para defender a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1994. Na volta ao Brasil, o Cruzeiro confirmou sua venda ao PSV da Holanda por US$ 6 milhões. No clube europeu, ele fez 54 gols em 57 partidas.
Ao longo da carreira, Ronaldo ainda defendeu Barcelona, Inter de Milão, Real Madrid, Corinthians e Seleção Brasileira.
O Fenômeno encerrou a carreira no Corinthians, aos 34 anos, em 2011.