Participe do canal e receba as notícias do Corinthians no WhatsApp

António Oliveira sobre Corinthians: ‘Se quisesse zona de conforto, tinha ficado onde estava’

Treinador que estava no Cuiabá exalta elenco e confiança em reação rápida

António Oliveira, técnico do Corinthians

O técnico António Oliveira chegou ao Corinthians em um momento de pressão. Com cinco derrotas seguidas e apenas uma vitória, a equipe está na zona de rebaixamento do Campeonato Paulista. O desafio é grande, mas o comandante português não se esquiva.

“Se eu quisesse zona de conforto, tinha ficado onde estava. Quanto mais falavam, mais vontade eu tinha de representar esse clube. É um desafio e tenho ciência da minha capacidade”, declarou o treinador, apresentado oficialmente pelo clube neste sábado (10).

António Oliveira estava no Cuiabá desde a temporada passada. Ele comandou o time, que conquistou uma vaga na Copa Sul-Americana. Nesta temporada, comandou a equipe do Mato Grosso em cinco partidas até que recebeu a oferta do Corinthians para substituir Mano Menezes, demitido após o começo ruim de ano da equipe.

Durante a primeira entrevista como técnico do Corinthians, o português também fez questão de passar total confiança ao elenco ao ponto de evitar falar sobre análise de possíveis posições para reforçar o time.

“Confio muito nos jogadores e temos que respeitar o potencial deles. Vamos tentar extrair esse potencial deles, que são os grandes artistas e vão conseguir reverter a situação. Nesta altura é falar pouco e os resultados é que vão falar mais alto”, afirmou.

Treinador estreia neste domingo

Para ter o técnico António Oliveira, o Corinthians pagou uma multa de R$ 1,04 milhão ao Cuiabá, equipe com a qual o português tinha vínculo.

O comandante português está regularizado e ficará à beira do gramado na partida contra a Portuguesa, às 16h (de Brasília) deste domingo, na Neo Química Arena. O jogo é válido pela sétima rodada do Campeonato Paulista.

Histórico de António Oliveira

O treinador português de 41 anos chegou ao Brasil para ser auxiliar técnico no Santos em 2020. Pouco depois, transferiu-se para o Athletico para ocupar a mesma função.

No ano seguinte, em 2021, foi efetivado como treinador do Furacão. Ficou 34 jogos no comando da equipe até ser demitido.

António Oliveira, então, retornou a Portugal para ser o técnico do Benfica B. No clube de Lisboa, trabalhou por 18 partidas até que aceitou a proposta do Cuiabá e retornou ao Brasil ainda em 2022.

O treinador português, em 2023, teve uma breve passagem pelo Coritiba no início da temporada até que retornou ao Dourado, onde estava até surgir a oferta do Corinthians.

Brenno Costa é jornalista multimídia formado pela Universidade Católica de Pernambuco e pós-graduado em comunicação e marketing pela Estácio. Atualmente, é correspondente da Itatiaia em São Paulo. Antes, trabalhou na Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco/Superesportes e no Globo Esporte.

Ouvindo...