O técnico Vanderlei Luxemburgo ainda procura soluções para implementar seu estilo de jogo no Corinthians. Neste momento, a principal “dor de cabeça” do treinador está na montagem do sistema ofensivo da equipe.
Luxemburgo já sinalizou à comissão técnica que dificilmente irá abrir mão de utilizar dois atacantes de beirada e um centralizado. Para dar continuidade à formação, o treinador estuda colocar Róger Guedes aberto pelo lado direito, função que poucas vezes exerceu desde que chegou ao Corinthians, em 2021.
Ao menos em um primeiro momento, está descartada a possibilidade de Róger Guedes atuar em uma zona mais central do campo, como “segundo atacante”. A ideia do treinador é manter o camisa 10 pelos lados do campo, para ganhar agressividade nas pontas.
A inversão de setores já foi utilizada pelo técnico nesse domingo (14), no empate em 1 a 1 contra o São Paulo, pelo Brasileirão. Ainda no primeiro tempo, Vanderlei pediu que o jovem Wesley migrasse para a esquerda e deixasse o corredor direito com Guedes, o que aumentou o volume ofensivo da equipe e resultou no gol de empate do Timão.
Outro fator que pesa na busca pelo “Guedes ideal” está na capacidade defensiva do jogador. Logo depois do Majestoso, Luxemburgo indicou que havia trabalhado um sistema defensivo que não obrigasse o camisa 10 a recompor pelo lado esquerdo. O gol adversário, inclusive, saiu de uma investida por este setor.
“Eu tenho que ter cuidado porque a gente expõe muito, tem que ter cuidado com o que vou falar. Será que treinei para o Róger acompanhar ou outro jogador tinha que dar sustentação para o Bidu? Tenho a obrigação de fazer isso, mas não vou falar. Estou me virando para acontecer. Hoje, o Róger esteve na linha de fundo tirando bola, já existe uma evolução no Róger para participar na parte defensiva, uma conscientização de dia a dia, jogo a jogo”, disse, em coletiva.
É possível que algumas das ideias desejadas sejam vistas já no próximo jogo do Corinthians. O Timão entra em campo pela próxima vez nesta quarta-feira (17), às 21h30, quando visita o Atlético pelas oitavas de final da Copa do Brasil.