O
Argentino, o técnico do Leão, Juan Pablo Vojvoda, admite que quando estava longe do Brasil não entendia a obsessão de torcedores daqui pelos estaduais, sendo que por lá as Copas continentais são a prioridade da maioria dos clubes. Isso mudou (um pouco) para o treinador.
“Quando eu estava fora, eu não entendia o que significava o estadual. Hoje entendo, vivendo aqui sei da rivalidade, da importância. Mas vamos começar a jogar uma Copa, também importante, e que fomos vice-campeões no ano passado. Gosto muito de Copas, e temos que ser sinceros: temos que começar muito bem essa Sul-Americana”, disse Vojvoda.
Quando fala em começar bem, Vojvoda está falando da importância de vencer o Sportivo Trinidense no estádio Defensores Del Chaco, em Assunção, no Paraguai, nesta quarta-feira (3), às 21h (de Brasília). O time é notoriamente o mais fraco do Grupo D, que ainda tem o tradicional, e especialista em Copas, Boca Juniors-ARG e o Nacional Potosi. Os bolivianos jogam em casa a uma altitude de quase 4 mil metros.
Somente o vencedor da chave vai direto às oitavas de final. O segundo joga um playoff eliminatório, em ida e volta, contra um time que fique em terceiro nos grupos da Libertadores.
“Eu falava o ano passado da importância de ser o primeiro do grupo, passar em primeiro, por vantagem de decidir no Castelão. E repito isso agora. Estamos em um grupo difícil. Sei que estamos em meio a uma final, que títulos são importantes, e vamos estar forte na decisão. Mas gostamos de Copas, de receber times grandes aqui, e temos que estar preparados”, disse Vojvoda.
E o treinador levou força máxima ao Paraguai. Somente jogadores machucados, como Tinga e Calebe, não embarcaram no voo fretado, na tarde de segunda-feira (1). A dúvida é se ele vai usar o que considera o time ideal, ou vai mesclar um pouco, usando atletas que estiveram menos tempo em campo no sábado (30), na primeira partida da final do Cearense que terminou 0 a 0 na Arena Castelão.
O Fortaleza é o atual vice-campeão da Copa Sul-Americana. Em 28 de outubro de 2023, o Leão perdeu a final para a LDU de Quito-EQU, por 4 a 3 nas cobranças de pênaltis, após 1 a 1 em 120 minutos, na cidade de Maldonado, na região de Punta Del Este, no Uruguai.