O
Essa foi a quarta vitória de um clube brasileiro sobre o Bolívar em La Paz na história da Libertadores. Apenas Grêmio (1993), Internacional (2023) e o próprio Palmeiras (2020 e 2025) conseguiram bater o adversário na região de elevada altitude.
Líder isoladamente do Grupo G, o Verdão manteve os 100% de aproveitamento na atual edição do torneio.
O Palmeiras volta a jogar neste domingo (27), contra o Bahia, pela Série A do Campeonato Brasileiro. Na próxima semana, a equipe visitará o Ceará pela ida terceira fase da Copa do Brasil.
Palmeiras dá aula no primeiro tempo
Diante das dificuldades da altitude, o Palmeiras buscou se defender com uma linha de cinco defensores e três meio-campistas. Ao anular as possibilidades de pressão do Bolívar, Flaco López e Estêvão se posicionaram para puxar contra-ataques e pressionar os zagueiros adversários.
E foi assim que surgiram os dois gols alviverdes na etapa inicial. No primeiro, Flaco roubou a bola, partiu sozinho para dentro da área, driblou o goleiro e abriu o placar. Depois, ele concluiu mais um desarme e abriu para Facundo Torres, que virou para Estêvão completar. Com 2 a 0 no placar, o Verdão ainda acertou bola na trave com Facundo, em nova jogada de Flaco. O goleiro Weverton trabalhou apenas em jogadas pontuais de cruzamentos do adversário.
Pressão do Bolívar aumenta
O Bolívar ainda apostou nos cruzamentos no segundo tempo, mas colocou ainda mais jogadores no campo ofensivo. Em uma das tentativas, o ex-jogador do Atlético Fabio Gomes recebeu na medida e cabeceou para o fundo das redes, logo nos primeiros minutos. Aos 20 minutos, em jogada praticamente igual, o atacante brasileiro marcou mais um.
Flaco López aparece de novo, e Mauricio marca
Abel renovou o condicionamento físico do time com substituições, e o Verdão voltou a ter vitalidade no ataque. Após tabela pela direita, Flaco López — que seguiu em campo — apareceu mais uma vez de forma decisiva: ele passou pelo defensor e cruzou na medida para Facundo Torres, que tocou sem querer para Mauricio. O meia, que entrou na vaga de Estêvão, finalizou e voltou a ampliar o placar.
Com novos atletas em campo, o Verdão conseguiu anular os perigosos cruzamentos do adversário e segurou o resultado.
Bolívar 2 x 3 Palmeiras
Escalação do Bolívar
Lanzillotta; Rocha (Saavedra), Quinteros, Sagredo e Ervin Vaca; Justiniano, Robson Matheus (Velásquez) e Ramiro Vaca; Pato Rodríguez, Melgar (Dorny Romero) e Fábio Gomes. Técnico: Flavio Robatto.
Escalação do Palmeiras
Weverton; Giay, Gustavo Gómez, Bruno Fuchs (Benedetti), Piquerez e Vanderlan (Felipe Anderson); Emiliano Martínez (Lucas Evangelista), Aníbal Moreno e Facundo Torres (Allan); Estêvão (Mauricio) e Flaco López. Técnico: Abel Ferreira.
Gols
- Flaco López (18 minutos/1ºT)
- Estêvão (44 minutos/1ºT)
- Fabio Gomes (10 e 23 minutos/2ºT)
- Mauricio (27 minutos/2ºT)
Cartões amarelos
Cartões vermelhos
- Motivo: Terceira rodada da fase de grupos da Libertadores
- Data e hora: 24 de abril de 2025 (quinta-feira), às 19h (de Brasília)
- Local: Estádio Hernando Siles, em La Paz (Bolívia)
- Árbitro: Yael Falcon (ARG)
- Auxiliares:Gabriel Chade (ARG) e Cristian Navarro (ARG)
- VAR: Hernan Mastrangelo (ARG)