Ouvindo...

Priorizando as ‘Copas’, São Paulo recebe Nacional e tenta avançar na Libertadores

Tricolor recebe equipe uruguaia nesta quinta-feira (22), às 19h (de Brasília), no Morumbis

Lucas, do São Paulo, e jogadores do Nacional disputam bola no primeiro duelo na Libertadores

Há horas em que o discurso se distancia da prática. Quando lançou uma equipe quase toda reserva para enfrentar o Palmeiras, pelo Brasileirão, no último fim de semana, o São Paulo repetiu a estratégia anterior ao primeiro encontro com o Nacional-URU e deixou claro que a disputa da Copa Libertadores é a prioridade da equipe no momento. O mesmo se desenha para a Copa do Brasil.

Nesta quinta-feira (22), às 19h (de Brasília), no Morumbis, portanto, o Tricolor coloca à prova esse plano diante do time de Montevidéu em um Morumbis, que promete entrar em ebulição novamente.

Após empatar a primeira partida em 0 a 0, na semana passada, os comandados de Zubeldía precisam de uma vitória simples para avançar as quartas de final da competição continental.

Leia também

Ter as “copas” como meta aponta para o São Paulo como o caminho mais viável para conquistar um novo título relevante, além de ganhar valores elevados de premiação.

Caso avance na Libertadores, por exemplo, fatura mais 1,7 milhão de dólares (R$ 9,2 milhões). Nesta temporada, o Tricolor já faturou quase R$ 50 milhões por desempenho esportivo nas competições.

Como chega o São Paulo

Para o duelo contra o Nacional, o Tricolor precisa superar uma falha clara que teve no primeiro confronto. O time sequer acertou um chute a gol. Em busca de mudar esse cenário, o São Paulo ainda necessita superar o desfalque do atacante Ferreira.

Um dos poucos titulares a começar o jogo contra o Palmeiras, no domingo passado (18), o ponta esquerda sentiu uma lesão no tendão do quadríceps, na região da coxa da perna esquerda. O tempo de recuperação é de seis a oito semanas.

Com o desfalque, o São Paulo tem como principais opções os meio-campistas Nestor e Michel Araujo, que possuem características diferentes. Outra possibilidade é acionar Wellington Rato ou Lucas, que costumam atuar do lado direito do ataque.

Outra ausência é o lateral-esquerdo Patryck, que fraturou a clavícula direita. O lateral-direito Moreira apresentou uma lesão muscular na região posterior da coxa esquerda e também está fora. Já os volantes Pablo Maia (cirurgia na coxa esquerda) e Alisson (cirurgia no tornozelo direito) também seguem em recuperação.

O lateral-direito Igor Vinícius (aprimora a forma física após risco elevado de lesão), o atacante Erick (incômodo na região anterior da coxa direita) e Liziero (lesão muscular do lado esquerdo do quadril) podem ampliar a lista de desfalques.

Escalação do Nacional-URU

Depois do empate em 0 a 0 com o São Paulo na semanada passada, o Bolso foi a campo mais uma vez pela Liga Uruguaia e ficou no 3 a 3 com o River Plate-URU.

Com as atenções de volta à Libertadores, o novo jogo diante do Tricolor é visto como o mais importante da temporada até aqui.

Além de tentar avançar de fase na competição, o Nacional precisa de, pelo menos, um empate no tempo normal para ultrapassar o Olímpia-PAR no ranking da Fifa e seguir na luta por uma vaga no Super Mundial de Clubes do ano que vem.

O técnico Martín Lasarte selecionou 25 jogadores para a viagem ao Brasil. Ele não tem novos desfalques em relação ao confronto de ida das oitavas de final.

São Paulo x Nacional-URU

São Paulo

Rafael; Rafinha, Arboleda, Alan Franco e Welington; Luiz Gustavo, Bobadilla, Lucas, Luciano e Wellington Rato (Nestor ou Michel Araujo); Calleri. Técnico: Luis Zubeldía

Nacional-URU

Mejía; Lozano, Coates, Polenta e Baez; Oliva; Sanabria (Mauricio Pereyra), Galeano, Castro e Zabala; Bentancourt. Técnico: Martín Lasarte

Motivo: jogo da volta das oitavas de final da Copa Libertadores
Data e horário: 22 de agosto de 2024, às 19h (de Brasília)
Local: estádio do Morumbis, em São Paulo (SP)

Árbitro: Jhon Ospina (COL)
Auxiliares: Alexander Guzman (COL) e Roberto Padilla (COL)
Árbitro de vídeo: John Perdomo (COL)

Transmissão
Paramount+ (streaming)


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Brenno Costa é jornalista multimídia formado pela Universidade Católica de Pernambuco e pós-graduado em comunicação e marketing pela Estácio. Atualmente, é correspondente da Itatiaia em São Paulo. Antes, trabalhou na Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco/Superesportes e no Globo Esporte.