Ouvindo...

Times

Como serão os sorteios das oitavas de Libertadores e ‘Sula’ sem grupos dos gaúchos

Entidade pretende manter evento para a próxima segunda-feira (3), mesmo sem a conclusão dos jogos atrasados de Grêmio e Inter

A diretoria de competições da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) planeja manter para a próxima segunda-feira, dia 3 de junho, os sorteios das oitavas de final das Copas Libertadores e Sul-Americana. A informação foi confirmada à Itatiaia pela entidade.

Havia dúvidas sobre um adiamento por causa da suspensão de quatro jogos que envolveram Grêmio e Inter, dois pela Libertadores e dois pela ‘Sula’, por causa das enchentes no Rio Grande do Sul que impediram por semanas que os clubes pudessem treinar normalmente.

A Conmebol remarcou as quatro partidas adiadas, duas de cada um dos brasileiros, para 4 de junho e 8 de junho, durante uma Data-Fifa, depois, portanto, do dia definido para o sorteio dos oitavas de final.

Mas mesmo sem provavelmente ter uma definição de colocações dos Grupos C da Libertadores, o do Grêmio, e C da Sul-Americana, o do Inter, a Conmebol pretende manter o sorteio para o dia 3, com alguns asteriscos.

A confederação ainda não divulgou o horário do evento, que será em sua sede em Luque, no Paraguai, dessa vez sem convidados (os cartolas dos clubes). Mas provavelmente ocorrerá no início da tarde no horário de Brasília.

Sorteio da Libertadores

As oitavas de final reunirão os oito primeiros colocados da fase de grupos contra os oito segundos. Pelo regulamento, o posicionamento final nas chaves não interfere no mando das oitavas, com os líderes sempre decidindo em casa.

Por isso, no sorteio, o Grupo C, do Grêmio, se necessário (se já não tiver definido o primeiro, independentemente dos confrontos atrasados), terá um asterisco e serão sorteados como “primeiro do C e “segundo do C”. Por exemplo:

O Atlético, se terminar como primeiro do G, poderia cruzar contra o “segundo do C” e só conhecer o rival em 8 de junho.

Sorteio da Sul-Americana

A situação da Sul-Americana é um pouco mais complexa porque tem os playoffs, a repescagem que cruza os segundos dos grupos da ‘Sula’ com os terceiros das chaves da Libertadores.

Como os playoffs usam critérios técnicos, que é a colocação final de cada segundo e de cada terceiro, os primeiros colocados nas chaves da Sul-Americana só conhecerão de fato seus rivais ao fim dos confrontos atrasados de Grêmio e Inter, em 8 de junho.

Mas a Conmebol sorteará os cruzamentos. Em um pote estarão os sete conhecidos líderes dos grupos da Sul-Americana, mais um em aberto, o C, o do Inter, se necessário (caso o Belgrano-ARG não confirme e liderança nessa semana).

Do outro estarão os possíveis cruzamentos de playoffs, que conheceremos em 8 de junho, mas que funciona da seguinte maneira:

  • Jogo A: melhor segundo da Sul-Americana x pior terceiro da Libertadores
  • Jogo B: 2º melhor da Sula x 2º pior terceiro da Libertadores

E assim por diante até o jogo H, entre o pior segundo da Sul-Americana e o melhor terceiro da Libertadores.

Um exemplo: se o Cruzeiro terminar líder do Grupo B pode ser sorteado contra o vencedor do Jogo D dos playoffs, que reunirá o quarto melhor segundo da ‘Sula’ frente ao quarto pior terceiro da Libertadores. Mas quais seriam esses times provavelmente só se saberá em 8 de junho, ao complemento de 100% dos embates adiados.

Os jogos atrasados:

4 de junho
Huachipato-CHI x Grêmio - 21h (de Brasília) - Talcahuano (Chile) - Libertadores
Real Tomayapo-BOL x Inter- 21h30 (de Brasília) - Tarija (Bolívia) - Sul-Americana

8 de junho
Grêmio x Estudiantes-ARG - 19h (de Brasília) - Couto Pereira (Curitiba) - Libertadores
Inter x Delfín-EQU - 21h30 (de Brasília) - Alfredo Jaconi (Caxias do Sul) - Sul-Americana

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.
Leia mais