Ouvindo...

Raphael Veiga volta decisivo e comanda goleada do Palmeiras sobre Liverpool-URU

Equipe alviverde faz 5 a 0, se isola na liderança do grupo F e fica a um empate de confirmar vaga nas oitavas de final da Copa Libertadores

Raphael Veiga chuta para fazer primeiro gol do Palmeiras sobre Liverpool

O Palmeiras contou com a volta da versão decisiva de Raphael Veiga para vencer o Liverpool-URU por 5 a 0, nesta quinta-feira (9), pela quarta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. Depois de ser poupado no jogo anterior, o meia retomou a vaga de titular, marcou dois gols e ainda cobrou o escanteio que originou o tento de Endrick na vitória alviverde, no estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai.

Com o rival já abatido, Rony e Gustavo Gómez fecharam a goleada do time que está muito perto de avançar às oitavas de final da competição. O Verdão agora tem dez pontos e se isola ainda mais na liderança do grupo F, a duas rodadas do fim da fase de grupos. Se empatar em qualquer um desses confrontos, o time de Abel Ferreira avançará para o mata-mata da competição.

No outro jogo da rodada, o San Lorenzo venceu o Independiente del Valle por 2 a 0 e deixou a disputa da chave embolada. Agora, todos os rivais do Palmeiras somam quatro pontos.

Próximos jogos

A equipe de Abel Ferreira volta a jogar neste domingo (13), às 16h (de Brasília), contra o Athletico.

A partida acontece na Arena Barueri, na Grande São Paulo, e é válida pela sexta rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

Pela Libertadores, o Verdão enfrenta o Independiente del Valle na próxima quarta-feira (15), às 21h30 (de Brasília), no Allianz Parque.

O jogo

Escalação com novidades

O técnico Abel Ferreira decidiu mudar a escalação e promoveu os retornos do meia Raphael Veiga e do atacante Estêvão ao time titular. O treinador ainda manteve o volante Gabriel Menino e o lateral-direito Marcos Rocha, que chegou a 300 partidas defendendo a camisa alviverde.

No travessão!

Com essa formação, o Palmeiras começou a partida controlando a posse de bola e quase chegou a abrir placar aos 16 minutos. Raphael Veiga soltou uma bomba de fora da área, mas a bola explodiu no travessão.

Sem efetividade

O lance perigoso protagonizado pelo meio-campista, no entanto, parecia isolado. Se por um lado, o Verdão começou o jogo com uma marcação alta efetiva. Por outro, sofreu na criação e quase não levou mais sustos ao rival, que se armava para o contra-ataque também sem criar grandes chances.

Veiga reaparece

O primeiro tempo se encaminhava para o fim quando o passe refinado de Marcos Rocha ressurgiu e mudou o roteiro da partida. O lateral deixou Raphael Veiga de cara com o gol e, dessa vez, o chute forte do meia encontrou as redes, aos 43 minutos.

Segundo tempo

Apesar do gol na reta final da primeira etapa, o Palmeiras retornou do intervalo sonolento. O técnico Abel Ferreira, então, decidiu mexer em três peças de uma só vez. Zé Rafael, Luis Guilherme e Rony foram acionados na tentativa de despertar o time.

Veiga de novo!

O Palmeiras voltou a acordar na partida novamente com Raphael Veiga. Depois de uma arrancada de Endrick e uma bela assistência, o meia tocou na saída do goleiro e ampliou o marcador para garantir mais uma vitória do Verdão, aos 25 minutos.

Endrick amplia

Aos 38, Veiga reapareceu decisivo ao cobrar o escanteio que terminou na cabeça de Endrick. A joia alviverde mandou direto para o gol e saiu para comemorar ao estilo King Kong, personagem do cinema do qual é fã.

O gestual, lembrando um macaco, causou confusão nos rivais, e o atacante alviverde, que fez questão de não querer se envolver na intriga, levou um cartão amarelo.

Rony e Gómez fecham a conta

Já na reta final da partida, o Palmeiras viu o rival abatido e partiu para a goleada. Aos 45 minutos, Rony finalizou sem chances após assistência de Flaco López. Aos 50, Gustavo Gómez converteu um pênalti e deu números finais à goleada de um Palmeiras letal no segundo tempo.

Liverpool-URU 0 x 5 Palmeiras

Liverpool

Lentinelly; Rosso, Matías de los Santos e Enzo Martínez; Amaro (Nicola), Lucas Lemos (Renzo Machado), Barrios e Cayetano; Diego García (Diego Rodríguez), Ocampo (González) e Luciano Rodríguez. Técnico: Emiliano Alfaro

Palmeiras

Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Aníbal Moreno (Zé Rafael), Gabriel Menino, Estêvão (Luis Guilherme), Raphael Veiga (Mayke) e Lázaro (Rony); Endrick (Flaco López). Técnico: Abel Ferreira

Gols
Raphael Veiga (43min1ºT e 25min2ºT), Endrick (38min2ºT), Rony (45min2ºT) e Gustavo Gómez (50min2ªºT), do Palmeiras

Cartões amarelos
González (Liverpool); Gabriel Menino, Endrick (Palmeiras)

Motivo: quarta rodada da Copa Libertadores
Data e horário: 9 de maio de 2024, às 19h (de Brasília)
Local: Estádio Centenário, em Montevidéu (Uruguai)

Árbitro: Andrés Rojas (Colômbia)
Auxiliares: John Gallego (Colômbia) e Roberto Padilla (Colômbia)
Árbitro de vídeo: David Rodriguez (Colômbia)

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Brenno Costa é jornalista multimídia formado pela Universidade Católica de Pernambuco e pós-graduado em comunicação e marketing pela Estácio. Atualmente, é correspondente da Itatiaia em São Paulo. Antes, trabalhou na Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco/Superesportes e no Globo Esporte.