Ouvindo...

Flamengo sofre com altitude e é derrotado pelo Bolívar na Copa Libertadores

Com um time totalmente modificado, Rubro-Negro leva gol no início da partida, busca empate, mas sucumbe na segunda etapa em La Paz e perde por 2 a 1

Chico da Costa marcou o primeiro gol a vitória do Bolívar sobre o Flamengo, pela Libertadores

O Flamengo não aguentou a pressão da altitude de La Paz e foi derrotado pelo Bolívar-BOL, nesta quarta-feira (24), no Estádio Hernando Siles, pela terceira rodada da fase de grupos da Copa Libertadores, por 2 a 1.

O Rubro-Negro levou um gol logo no início, empatou três minutos depois, mas não foi resistente no segundo tempo. Chico da Costa e Bruno Sávio marcaram para os bolivianos, enquanto Matías Viña descontou.

Com os resultados, o Bolívar dispara na ponta do Grupo E com nove pontos em três jogos, enquanto o Flamengo está na segunda colocação com quatro. Millonarios-COL e Palestino se enfrentam nesta quinta (25) e os colombianos podem chegar aos quatro pontos. Os chilenos estão com zero por enquanto.

Primeira derrota em 2024

Esta foi a primeira derrota do Flamengo na temporada. Depois do título invicto do Campeonato Carioca, foram mais dois jogos na Copa Libertadores e mais três no Brasileiro sem derrotas. Em La Paz, o primeiro revés veio de forma dominante para o time da casa.

Até aqui, são 21 jogos no ano, com 14 vitórias, seis empates e uma derrota. A equipe marcou 37 gols e sofreu seis.

Estratégia cai por terra

Jogar na altitude é sempre difícil para os clubes brasileiros. E o Flamengo foi para La Paz com oito atletas poupados. O técnico optou por uma escalação com três zagueiros para segurar o resultado. Mas em menos de dois minutos a estratégia caiu.

De brasileiro para brasileiro. Bruno Sávio cruzou da ponta direita e encontrou Chico da Costa dentro da área para subir no meio dos defensores do Flamengo e colocar a equipe da casa em vantagem: 1 a 0.

Resposta à jato

A partida voltou para o que Tite tinha planejado. Três minutos depois do gol do Bolívar, o chileno Matías Viña saiu tabelando com Gerson, driblou a zaga e igualou o duelo.

Depois de seis minutos, com um susto para o Flamengo e um golaço de Viña, a partida teve um recomeço. Era como se tivesse acabado de iniciar o duelo em La Paz. Foi o primeiro gol do camisa 17 com a camisa rubro-negra.

Leia também

Bolívar dominante

Na sequência da primeira etapa, sentindo a altitude, o Flamengo foi dominado na maior parte do tempo pelo time boliviano, que perdeu duas boas chances. No contra-golpe, o Fla teve uma oportunidade de marcar o seu.

Dos 30 minutos até o fim da primeira etapa, a partida ganhou uma configuração totalmente dominante dos donos da casa, que não souberam aproveitar. O empate na primeira etapa foi um bom negócio para os cariocas.

Pouco muda

O que se viu no segundo tempo foi a mesma postura do Bolívar. A equipe aproveitou a altitude para seguir encurralando o Flamengo. Chico da Costa teve um gol anulado, por falta em Viña, que gerou muita reclamação da comissão técnica boliviana.

O Flamengo, sem pernas, começou a ver os donos da casa dominarem ainda mais a partida, mas pecando no último toque. Finalizações de fora da área começaram a se tornar a principal arma do Bolívar.

Bolívar premiado

De tanto pressionar, o Bolívar foi premiado com o gol, que deu a vantagem merecida desde a primeira etapa. Em um contra-ataque, Saucedo tocou para Bruno Sávio bater cruzado e colocar os bolivianos na frente. Mais um brasileiro marcando para os donos da casa.

O Flamengo ainda tentou buscar o empate, pediu pênalti em dois lances, mas pouco assustou o gol de Lampe. Resultado que complica o Rubro-Negro na luta pela liderança do Grupo E.

Próximos jogos

Na Copa Libertadores, o Flamengo volta a cmpo no próximo dia 7, às 21h (de Brasília), contra o Palestino-CHI, no Chile. Pela Série A do Campeonato Brasileiro, o Rubro-Negro encara o clássico com o Botafogo, no domingo (28), às 11h (de Brasília).

O Bolívar só volta a jogar pela Libertadores no dia 8, contra o Millonarios-COL, em Bogotá. No Campeonato Boliviano, a equipe foi eliminada no último dia 18 pelo San Antonio Bulo Bulo. Até julho, só tem o torneio continental em disputa.

Bolívar-BOL 2x1 Flamengo

Bolívar-BOL

Lampe, Saavedra, Orihuela (Luis Paz), Jesús Sagredo e José Sagredo; Saucedo, Justiniano e Ramiro Vaca (Erwin Vaca); Bruno Sávio (Henry Vaca), Patito Rodríguez e Chico da Costa. Técnico: Flávio Robatto.

Flamengo

Rossi; Fabrício Bruno, Léo Ortiz (Matheus Gonçalves) e David Luiz; Wesley, Igor Jesus, Gerson, Victor Hugo (Luiz Araújo), De La Cruz (Lorran) e Viña; Bruno Henrique. Técnico: Tite.

Gols: Chico da Costa (Aos 2min do 1ºT), Bruno Sávio (Aos 16min do 2ºT) para o Bolívar;
Viña (Aos 5min do 1ºT) para o Flamengo
Cartão amarelo: Nenhum
Cartão vermelho: Nenhum
Motivo: Jogo da 3ª rodada da fase de grupos da Copa Libertadores
Local: Hernando Siles, La Paz, Bolívia
Data e hora: 24 de abril de 2024, às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Alexis Herrera (VEN)
Assistentes: Tulio Moreno (VEN) e Lubin Torrealba (VEN)
Arbitro de vídeo: Silvio Trucco (ARG)


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Jornalista esportivo desde 2006 e com passagens por Lance!, Extra e assessorias de marketing esportivo. É correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Tem pós-graduação em Jornalismo Esportivo e formação em Análise de Desempenho voltado para mercado.