O Juventude estava silenciando o Maracanã lotado, mas tomou um baita susto. Depois de abrir 2 a 0, aos 40 minutos do segundo tempo, os gaúchos viram o Fluminense buscar um espetacular empate por 2 a 2, mas assegurou a vaga nas quartas de final da Copa do Brasil.
Os gaúchos abriram o marcador com Lucas Barbosa e ampliaram com Marcelinho. No entanto, quando a partida parecia definida, Kauã Elias e Keno igualaram o marcador. A vitória em Caxias do Sul, por 3 a 2, deu a vaga para os jaconeros.
Cai a invencibilidade do Monstro
Em seu quinto jogo como titular, Thiago Silva viu a defesa do Fluminense sofrer os primeiros gol. Depois de deixar o setor quase intransponível, o Monstro não conseguiu impedir a investida do Juventude pelo alto.
Em escanteio cobrado, Lucas Barbosa subiu mais que toda a defesa e aumentou ainda mais a vantagem dos gaúchos na eliminatória. Aos cinco minutos, o camisa 10 silenciou o Maracanã: 1 a 0 para o Juventude.
Flu tenta, mas Juventude é melhor
E o primeiro tempo do Fluminense foi para esquecer. Apesar de exercer alguma pressão, principalmente empurrado pela torcida, o Tricolor viu o Juventude ser mais perigoso durante os 45 minutos iniciais.
Fábio salvou em duas grandes chances do Juventude, que poderia ter finalizado praticamente o jogo. Primeiro, uma linda ponte em chute de Alan Ruschel. Depois fez uma defesa segura na finalização de Erick Farias.
Pelo que foi o primeiro tempo, o Fluminense desceu vivo para o intervalo. A derrota por 1 a 0, ainda era reversível. Mas os gaúchos desceram para o vestiário com um gosto que poderia ter uma melhor sorte na etapa inicial.
Marcelo joga quatro minutos
A vida de Marcelo no Fluminense não está fácil. O lateral-esquerdo começou no banco de reservas e entrou no segundo tempo.
O camisa 12 ficou apenas quatro minutos em campo. Após substituir Diogo Barbosa aos 11 minutos do segundo tempo, ele teve uma chance de marcar e chutou para fora. A finalização causou um problema muscular no craque.
Fluminense pouco assusta
Mesmo precisando do resultado desesperado, o Fluminense pouco levou perigo ao gol do Juventude. Com uma defesa sólida, o time de Caxias do Sul segurou o resultado e soube parar o ataque Tricolor.
As melhores chances da segunda etapa foram do Flu, mas o silêncio foi tomando conta do Maracanã com o passar do tempo. A saída de Marcelo foi um verdadeiro balde de água fria.
Vaga assegurada?
No final da partida, ainda deu tempo do Juventude achar que fechou o caixão do Fluminense diante de quase 40 mil torcedores. Diego Gonçalves roubou a bola de Thiago Santos e rolou para Marcelinho dar tranquilidade para os gaúchos. Mas não foi assim.
Suspiro
O jovem Kauã Elias mostrou que tem faro de gol. Mesmo após o gol dos gaúchos, ele aproveitou cruzamento da direita de Keno, com participação decisiva de Ganso, para fazer o que seria só o gol de honra tricolor. Parecia que era tarde.
Virada épica?
Quando o Maracanã e os tricolores já se davam por vencidos, o Fluminense chegou ao heróico empate. Keno arriscou de fora da área e marcou um lindo gol para os donos da casa. A torcida voltou a empurrar, o Flu foi para o abafa, mas não conseguiu fazer história. Que reação!
Histórico outra vez
O Maracanã é histórico para o Juventude. Em 1999, na mesma Copa do Brasil, a equipe gaúcha calou mais de 100 mil presentes e conquistou o torneio neste palco diante do Botafogo. Agora, volta e despacha o atual campeão da Copa Libertadores.
Cofres cheios
Com a classificação, o Juventude garantiu a premiação de R$ 4,515 milhões por estar na fase de quartas de final. A Copa do Brasil é o torneio com maior prêmio do futebol brasileiro.
Próximos jogos
No sábado (10), às 21h30 (de Brasília), no Estádio Nilton Santos, o Fluminense faz o clássico contra o Vasco, pela 22ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O duelo é direto na luta contra o rebaixamento.
Já o Juventude recebe, no domingo (11), às 11h (de Brasília), o líder da Série A, o Botafogo, no Estádio Alfredo Jaconi. Em três jogos diante dos cariocas em casa, são três vitórias do time gaúcho.
Fluminense 2x2 Juventude
Fluminense
Fábio; Samuel Xavier (John Kennedy), Thiago Silva, Thiago Santos e Diogo Barbosa (Marcelo, depois Esquerdinha); André, Martinelli (Lima) e Paulo Henrique Ganso; Serna (Keno), Arias e Kauã Elias. Técnico: Mano Menezes.
Juventude
Gabriel; Ewerthon, Rodrigo Sam, Zé Marcos e Alan Ruschel; Thiago Conti (Lucas Freitas), Jadson e Mandaca (Luís Oyama); Erick Farias (Gilberto), Lucas Barbosa (Marcelinho) e Edson Carioca (Diego Gonçalves). Técnico: Jair Ventura.
Gols: Kauã Elias (Aos 44 min do 2º tempo) e Keno (Aos 47 min do 2º tempo) para o Fluminense;
Lucas Barbosa (Aos 5 min do 1º tempo) e Marcelinho (Aos 40 min do 2º tempo) para o Juventude
Cartão amarelo: Thiago Santos (FLU); Alan Ruschel, Thiago Conti, Jadson (JUV)
Cartão vermelho: Nenhum
Motivo: Jogo válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Data e hora: 7 de agosto de 2024, às 21h30 (de Brasília)
Público e renda: 39.427 presentes/R$ 1.215.930,00
Árbitro: Raphael Claus (Fifa/SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa/SP) e Brígida Cirilo Ferreira (AL)
Arbitro de vídeo: Gilberto Rodrigues Castro Júnior (PE)