Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Ceará no WhatsApp

Ceará sofre o terceiro transfer ban da Fifa em 2024

Entidade inclui Vozão em lista de proibidos de contratar; em março e junho, clube havia sido notificado por causa de dívida da compra de Saulo Mineiro

João Paulo Silva, presidente do Ceará

Pela terceira vez na temporada, o Ceará está proibido pela Fifa de registrar jogadores, o chamado transfer ban. A nova punição é de 23 de setembro e vale para três janelas de transferências, decisão que é praxe nesses casos. O nome do clube já aparece no site oficial da Fifa.

As duas proibições anteriores, em março e junho, foram referentes ao não pagamento de parcelas ao Yokohama Marinos, do Japão, pela compra em 2023 do atacante Saulo Mineiro. O clube teve o nome retirado do transfer ban dias depois ao colocar a dívida em dia.

O Ceará informou que uma cobrança do Vissel Kobe, do Japão, é motivo do novo transfer ban, por causa de uma dívida de uma negociação feita em 2019 pelo atacante Wescley. A próxima janela de transferências só abre em janeiro de 2025, em data ainda a ser definida pela CBF. Como também não é mais possível inscrever jogadores na Série B de 2024, essa proibição não vai interferir na tentativa do Vozão em voltar à Série A no ano que vem.

A primeira proibição em 2024 foi em 12 de março. A situação foi resolvida em 19 de abril, com o pagamento de uma parcela de US$ 200 mil (R$ 1,12 milhão) ao Yokohama, mas atrapalhou o clube de contratar jogadores na janela de transferências extra aberta pela CBF, entre 1º e 19 de abril, somente para transações nacionais. O clube acabou adquirindo apenas dois atletas, o goleiro Maycon Cleiton e o volante De Lucca.

Como a segunda parcela não foi paga, o Yokohama acionou novamente a Fifa e o segundo transfer Ban foi aplicado em 26 de junho, a nove dias da abertura da janela de transferências do meio de 2024, que começou em 10 de julho e acabou em 2 de setembro.

Desta vez a situação foi resolvida mais rapidamente, e em 15 de julho o Ceará já estava liberado para contratar.

O Vozão tem sofrido em 2024 com dívidas, principalmente relacionadas a processos trabalhistas. O atacante Chrystian Barletta conseguiu judicialmente deixar o clube, por causa de dívidas. Hoje ele atua no Sport.

Pelo menos outros quatro jogadores acionaram judicialmente o Vozão, além do Floresta, clube da elite cearense e que cobra valor da venda do zagueiro Marcos Victor ao Bahia.

Mesmo assim, o time está na briga pelo acesso à Série A em 2025, a nove rodadas do fim da Segunda Divisão. Na sexta colocação, com 45 pontos, está a dois pontos do Mirassol, quarto colocado com 47.

Na próxima rodada, o Ceará terá pela frente o Sport, terceiro na classificação, na segunda-feira (7) da semana que vem, em Pernambuco, às 21h (de Brasília).

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.