O técnico do Ceará, Vagner Mancini, disse nesta quarta-feira (22), em entrevista coletiva, que ainda não há definições sobre renovações de contrato de jogadores para a próxima temporada. O treinador cumprirá seu acordo, até o fim de 2024, no que será a segunda tentativa do Vozão em retornar à Série A do Brasileiro.
“Não foi falado de renovação com nenhum atleta. Essas decisões serão tomadas após o jogo do Juventude porque teria impacto na equipe que entrará em campo. Depois do jogo, vamos sentar e decidir. Teremos a chegada de outras pessoas para formar a diretoria e elas terão peso nessas decisões”, disse Mancini.
O presidente do Ceará, João Paulo Silva, já começou a reformulação no departamento de futebol. Todos os membros saíram, e foram contratados João Paulo Sanches, como coordenador, e o ex-meia Ricardinho, ídolo do clube com mais de 300 jogos, como assessor. Ainda será anunciado um executivo, que de fato comandará o setor, e um diretor estatutário, que se reportará diretamente à presidência.
O Ceará tem 11 jogadores que ainda estão no elenco com contrato acabando em dezembro de 2023, o mais significativo o zagueiro e ídolo Luiz Otávio. Aos 35 anos, não há certeza sobre sua permanência. Também terminam os acordos:
Goleiros: André Luiz e Christian
Zagueirow: Luiz Otávio, Sidnei e Léo Santos
Lateral-direito: Michel Macedo
Laterais-esquerdos: Danilo Barcelos e Willian Formiga
Volantes: Caíque e Zé Ricardo
Atacante: Bissoli
O lateral-direito Warley (Coritiba), os volantes Willian Maranhão (Santos) e Breno (Botafogo) e os meias Chay (Botafogo) e Pedro Lucas (Grêmio) têm contrato de empréstimo acabando agora ao final do ano. Precisaria haver negociação com os clubes de origem para uma permanência.
Calendário para 2024
O Ceará encerra a temporada 2023 no próximo sábado (25), às 17h (de Brasília), contra o Juventude, no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza. O time é o 11º na Série B, com 50 pontos, campanha decepcionante par quem imaginava o Vozão brigando pelo acesso.
Mancini revelou que os jogadores saem de férias no domingo (26) e retornam às atividades no dia 26 de dezembro, um dia depois do Natal, mas de forma remota, para início de orientações dos departamentos médico e físico, principalmente. A volta presencial será em 2 de janeiro.
“Eles vão iniciar a parte física antes para dia 2 não chegarem zerados. Temos dificuldades com atletas que virão da Série A, o tempo de férias será diferente para eles. Já utilizamos isso em outros clubes e deu muito certo”, disse Mancini.
A temporada começa em 17 de janeiro, com o Campeonato Cearense. O clube ainda terá a Copa do Nordeste, a Copa do Brasil e, claro, a prioridade que é a Série B.
"É um projeto audacioso para o ano que vem. Direcionado ao acesso, mas o Ceará precisa ser reconstruído, precisa retornar à Série A e não só dentro de campo, precisa de uma renovação de todos os processos. Acho que posso contribuir com isso”, disse Mancini.