Após mais uma derrota do Ceará na Série B, a 12ª em 33 jogos, o técnico Vagner Mancini disse que o emocional de sua equipe tem sido o problema nesta reta final de competição.
O 1 a 0 para o Avaí, na noite deste domingo (22), não mudou a classificação do time, o 11º com 43 pontos, ou a situação na competição, sem chance de acesso ou de rebaixamento. Mas o treinador, que deve permanecer para a temporada 2024, tenta fazer diagnóstico já de olho na próxima temporada.
“Estamos quase em novembro, então não posso falar sobre entrosamento. Uma equipe que jogou junto o ano inteiro não pode estar desentrosada. Eu vejo como aspecto emocional importantíssimo, e que pode nos fazer errar demais dentro das partidas”, disse Mancini.
Ele tem tentado, a cada jogo, mudar jogadores e posicionamento tentando encontrar uma formação que funcione, mas não tem conseguido. Em Santa Catarina, foram três zagueiros, com o meia Guilherme Castilho jogando mais aberto na direita, quase como um ala, e a entrada do jovem Erick Pulga na frente, já que o xará dele, Erick, estava suspenso.
“A equipe oscilou menos do que no jogo do Sampaio Corrêa, fez um segundo tempo melhor do que o primeiro, mas ainda comete erros infantis. O próprio lance do gol [tomado] é um lance infantil”, disse Vagner Mancini.
Mais uma vez, Mancini falou em exigir mudança de postura do elenco. O que ele mesmo admitiu já estar repetitivo em suas entrevistas coletivas.
“São momentos onde a gente tem que realmente cobrar, exigir uma mudança, uma postura diferente para os próximos cinco jogos”, disse o treinador.
Mancini é o quarto treinador do Ceará em 2023. Antes dele foram demitidos Gustavo Morínigo, Eduardo Barroca e Guto Ferreira. Ele chegou em agosto, e até agora são oito jogos, com quatro derrotas, dois empates e duas vitórias. O Vozão não vence há seis confrontos.
O próximo compromisso do Ceará será o clássico regional contra o Sport, na próxima sexta (27), às 19h (de Brasília), na Arena Castelão. O rival, que o Vozão venceu na final da Copa do Nordeste deste ano, está na segunda posição da Série B, na briga pelo acesso.