O Ceará inicia contra a Chapecoense neste sábado, às 17h (de Brasília), na Arena Condá, em Chapecó, uma série de finais para ainda sonhar com o acesso no Campeonato Brasileiro da Série B. Na 10ª colocação, com 41 pontos, faltando dez jogos, as contas do próprio coube apontam a necessidade de oito vitórias nessas rodadas. Um missão bem complicada.
Na segunda-feira (18), o Vozão levou 4 a 1 do Novorizontino, no interior paulista, em um dos piores jogos do time na temporada. Teve até discussão entre o técnico, Vagner Mancini, e o goleiro Bruno Ferreira no intervalo, quando o placar apontava 3 a 0 e Mancini foi cobrar seu jogador, que não gostou e retrucou. Ele acabou substituído.
Por logística, a delegação do Ceará não retornou a Fortaleza após o jogo em Novo Horizonte, algo que já estava programado antes da goleada sofrida. O elenco treinou a semana toda no centro de treinamento do Corinthians, em São Paulo, antes da viagem a Chapecó.
No elenco, há quem ainda acredite no acesso. A distância hoje para o G4, grupo de quatro times que subirá para a Série A ao fim da Segunda Divisão, em novembro, é de sete pontos.
“A equipe vem numa crescente muito boa nessa reta final de campeonato. É procurar estar mantendo, evoluindo a cada partida, porque é uma reta final muito importante de campeonato. Cada ponto é muito valioso. Se preparar o melhor possível, porque são muitos jogos difíceis”, disse o lateral-esquerdo Willian Formiga.
Mancini deve mudar bastante a equipe. André Luiz deve ser o goleiro titular, após o entrevero entre o treinador e Bruno Ferreira. Na zaga há chance de Tiago Pagnussat começar, e no meio de campo o volante Richardson pode ganhar uma chance.
O provável Ceará tem André Luiz; Warley, Luiz Otávio, Tiago Pagnussat e Willian Formiga; Richardson, Léo Santos e Guilherme Castilho; Erick, Guilherme Bissoli e Barletta.
A Chapecoense, que está na zona do rebaixamento, em 17º, com 27 pontos, deve ter em campo como novidade o atacante Henrique Dourado, que rescindiu com o Cruzeiro em agosto. O time deve ser Airton; Ronei, Lucas Freitas, Rodrigo e Mancha; Cazonatti, Pavani, Victor Ferraz e Bruno Nazário; Marcinho e Henrique Dourado. O técnico é Claudinei Oliveira.
O jogo terá transmissão pela Band e pelo Premiere.