No início de junho, o Ceará venceu a Chapecoense (2 a 0), em casa, e o Atlético-GO (3 a 0), fora, ainda com Eduardo Barroca como treinador. Foi a última vez que teve dois triunfos seguidos na temporada, e no Campeonato Brasileiro da Série B.
Esse jejum pode acabar nesta quarta-feira (6), quando o Vozão recebe o Londrina, pela 27ª rodada da Segunda Divisão, no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, às 21h30 (de Brasília). No sábado (2), na Arena Castelão, o time venceu o Criciúma por 1 a 0, na estreia de Vagner Mancini. Ele é o quarto técnico na temporada (antes dele foram Gustavo Morínigo, Eduardo Barroca e Guto Ferreira).
O Ceará iniciou a rodada na 10ª colocação, com 38 pontos, a seis do G4, grupo de quatro times que subirá para a Série A ao final da competição. A situação já foi pior, de nove pontos para o quarto na tabela, portanto a avaliação interna é que uma vitória nesta quarta pode aproximar de vez a equipe da parte de cima da tabela e reanimar elenco e torcedores.
“Temos que jogar para ganhar independentemente do time que for. Claro que alguns times que seguram mais dificultam, mas para vencer isso é contar com o apoio do nosso torcedor e seguir com essa forma agressiva que mostramos no último jogo”, disse o atacante Chrystian Barletta.
O zagueiro, e capitão, Luiz Otávio recebeu o terceiro cartão amarelo e desfalcará o time contra o Londrina. Mancini tem como opção colocar Tiago Pagnussat, zagueiro de ofício.
Uma segunda possibilidade é retornar Léo Santos para a zaga, ele atuou como volante frente ao Criciúma. Desta maneira o treinador poderia colocar Richardson na cabeça de área, ele estava suspenso no fim de semana.
O provável Ceará que vai a campo tem Bruno Ferreira; Warley, Léo Santos, David Ricardo e Paulo Victor; Richardson, Guilherme Castilho e Jean Carlos; Barletta, Nicolas e Erick.
No Londrina, o penúltimo colocado com apenas 20 pontos, o técnico Eduardo Souza terá o retorno do meia João Paulo, que cumpriu suspensão contra o Tombense. Em compensação, o zagueiro Rafael Vaz e o atacante Paulinho Moccelin estão fora por causa do acúmulo de cartões amarelos.
O Londrina deve jogar com Neneca; Ezequiel, Gabriel, Arthur Félix e Marcos Pedro; Rodrigo, João Paulo e Ariel; Vinícius Jaú, Everton e Iago Dias.
O jogo será no PV, e não na Arena Castelão, como parte do acordo entre Ceará e Fortaleza com o Governo do Estado para tirarem um confronto de cada no Castelão para melhorias no gramado e em outros setores no estádio. A próxima partida na arena será apenas em 14 de setembro, pelo Brasileiro da Série A, entre Fortaleza e Corinthians.
O confronto terá transmissão pelo SporTV e pelo Premiere.